Ziraldo é internado em estado grave no Rio após sofrer AVC

Cartunista está no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2018 às 18:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: Evandro Veigo/CORREIO

O cartunista mineiro Ziraldo, 85 anos, foi internado em estado grave nesta quarta-feira (26), após um AVC hemorrágico. A informação é das agências de notícias, que confirmaram com a assessoria de imprensa do hospital. Ele está no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo.

Considerado um dos maiores cartunistas do Brasil, Ziraldo é criador do Menino Maluquinho, personagem do livro O Menino Maluquinho (1980), que tem mais de três milhões de exemplares vendidos, em 116 edições. Também escreveu Flicts (1969). Ziraldo é o pai do Menino Maluquinho Além do personagem, o cartunista, chargista, escritor, colunista e jornalista é um dos criadores do jornal O Pasquim, tabloide de oposição ao regime militar, e chegou a ser preso político, um dia após a promulgação do AI-5. Também teve longa atuação na imprensa nacional e trabalhou em veículos como o Jornal do Brasil.

Em 2013, o cartunista sofreu um infarto leve em Frankfurt, na Alemanha, e foi submetido a um cateterismo. No ano seguinte, foi internado novamente para exames após passar mal. 

A última vez que ele esteve em Salvador foi em setembro de 2015, para a exposição Pererê do Brasil, na Caixa Cultural.

[[galeria]]