Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Projeto leva arte e cultura às escolas municipais de Salvador

Iniciativa do Chegança Atelier Cultural, o projeto Contando Histórias do Meu Mundão levará vivência teatral para estudantes de escolas municipais no Doron, Narandiba, Mata Escura, Pernambués e Sussuarana

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de abril de 2023 às 12:59

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: Ana Reis/Divulgação

O que acontece com as histórias depois que saem das páginas dos livros? Na capital baiana, a viagem lúdica e mágica dos encantados chegará a cinco escolas públicas municipais, a partir de maio, com o projeto Contando Histórias do Meu Mundão. Depois de conquistar os palcos, a iniciativa chegará até estudantes, entre 6 e 12 anos, dos bairros do Doron, Narandiba, Mata Escura, Pernambués e Sussuarana, para contribuir com o desenvolvimento criativo e da cidadania.

De 2 a 10 de maio, o projeto idealizado pelas atrizes baianas e arte-educadoras Ana Mendes e Manu Santiago vai alcançar uma média de 150 crianças. A vivência é uma ramificação do espetáculo "Histórias do Mundão”, também idealizado pelo Chegança  Atelier Cultural. 

Na prática, será utilizada uma metodologia interdisciplinar que agrega arte, teatro, contação de histórias, palhaçaria e literatura em um só lugar”, explica Ana. A dramaturga destaca ainda que para muitos, essa é a primeira oportunidade de ter um contato com um espetáculo teatral, e reforça o poder da cultura em contribuir com o processo de aprendizagem. “A arte, em si, já é uma ferramenta de educação. Ela suscita a imaginação, constrói o pensamento crítico, questiona, orienta, estimula. Somada ao ambiente escolar, ela estimula o processo de aprendizagem por meio de outros caminhos - o do afeto, da identificação, da aproximação”, avalia.

O projeto Vivência Teatral Contando Histórias do Meu Mundão foi contemplado no edital Arte Todo Dia – Ano VI, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador.

Sobre o Chegança  Atelier Cultural Desde 2018, as baianas Ana Mendes e Manu Santiago têm realizado projetos que fomentem a educação através da literatura e da arte. Em 2023, o pontapé inicial da dupla é a vivência teatral “Contando Histórias do Meu Mundão”, direcionada às crianças, de 6 a 12 anos, de cinco instituições municipais de educação infantil de Salvador. Mas, a caminhada delas é recheada de muitas outras andanças. Em seu catálogo estão os projetos Leiturarte; Telinha Literária; Troca-Troca e Ocupação Chegança - Teatro de Arena (SP).