Três novas zonas de estacionamento de ônibus devem diminuir tempo de espera no Carnaval

As zonas de estoque terão capacidade para abrigar 60 ônibus que atenderão aos passageiros nas avenidas Garibaldi, Centário e Reitor Miguel Calmon, o Vale do Canela

Publicado em 4 de fevereiro de 2016 às 11:53

- Atualizado há um ano

Quem precisa pegar ônibus para chegar até às avenidas do Carnaval ou até quem quer escapar da folia vai conseguir se movimentar mais rápido. Em reunião na manhã desta quinta-feira (4), o secretário de Mobilidade Urbana (Semob) Fábio Mota anunciou a criação de zonas de estacionamentos para coletivos mais próximos dos pontos de ônibus que abastecem as principais áreas do carnaval.

VEJA TUDO O QUE ESTÁ ROLANDO NO CARNAVALAs zonas de estoque terão capacidade para abrigar 60 ônibus que atenderão aos passageiros nas avenidas Garibaldi, Centenário e Reitor Miguel Calmon, o Vale do Canela. Serão 20 vagas em frente ao Centro Médico da Garibaldi, 30 vagas no Vale de Nazaré e outras 10 na Avenida França, no Comércio. Essas duas últimas zonas de estoque vão atender à Centenário e ao Vale do Canela, respectivamente. 

"Nós vamos fazer um ajuste hoje no que se refere aos pontos de ônibus, sobretudo de saída do Carnaval, porque existe uma concentração muito grande, ao mesmo tempo, das pessoas que resolvem sair na mesma hora, que é quando a festa está começando a acabar. Há uma concentração grande no ponto da Centenário, perto do Calabar, e no ponto da Garibaldi, perto do monumento a Clériston Andrade. Identificado isso, nós hoje estamos preparando uma operação especial", disse o prefeito ACM Neto, durante a primeira reunião de balanço do Carnaval 2016.BAIXE O FAROL: O APLICATIVO QUE VAI TE GUIAR NO CARNAVALAté esta quarta (3), todos os ônibus ficavam concentrados na Estação da Lapa. Segundo o secretário, a distância mais curta até os pontos de ônibus localizados perto da folia deve diminuir o tempo de espera dos passageiros. Cerca de 1,3 milhão de pessoas foram transportadas no primeiro dia da festa.

"Uma das razões era a distância que os ônibus ficavam dos pontos. Agora, a gente está criando essas áreas de estoque. Os ônibus não vão mais precisar sair da Lapa, vão ficar ali. Os pontos são os mesmos, os ônibus é que vão ficar mais próximos para resolver essa questão", disse o secretário Fábio Mota.

A Secretaria de Ordem Pública (Semop) apreendeu 1.679 itens irregulares, como espetinhos de churrasco, além de 25 litros de bebidas acondicionadas em recipientes de vidro e 120 da bebida “príncipe maluco”. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou 63 atendimentos, sendo 57 clínicos, três cirúrgicos e três ortopédicos. As principais causas de atendimento foram por intoxicação alcoólica e dor abdominal.

Os números foram apresentados pelos secretários e dirigentes de órgãos públicos envolvidos com a festa em reunião que aconteceu no Palácio Thomé de Souza. "Fico feliz que foi um primeiro dia tranquilo e com muita paz, com poucas ocorrências. Acredito que isso se deve também ao fato de termos oficializado a quarta-feira como abertura do Carnaval e disponibilizado toda a infraestrutura necessária da Prefeitura nesse dia, e não apenas na quinta-feira de folia", disse o prefeito ACM Neto.