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Cerca de 200 modelos de agências foram analisados pelo júri formado pela produção do evento
Daniel Silveira
Publicado em 13 de setembro de 2017 às 21:00
- Atualizado há um ano
Mais de 200 modelos participaram dos três dias de seleção de profissionais para o Afro Fashion Day 2017, que acontece no dia 18 de novembro para celebrar o Dia da Consciência Negra. Para garantir um espetáculo na passarela, uma equipe formada pelo produtor de moda Fagner Bispo, pela analista de marketing do CORREIO Gabriela Souza e pela curadora Gabriela Cruz avaliou o desempenho e vai selecionar 60 deles para desfilar no evento.
Este ano, nove agências fizeram parte da seleção, que ocorreu por três dias na Escola Baiana de Arte e Moda (Ebam), no Rio Vermelho: Model Club, Xtreme, Merci Models, PJT Models, Raí Silva Assessoria, One Models, Mega Model, Suellen Massena e Bi Models. O Afro Fashio Day, iniciativa do CORREIO para celebrar o Dia da Consciência Negra chega a sua terceira edição. O evento é um dos poucos no mundo a se dedicar exclusivamente à beleza afro, colocando modelos negros para desfilarem, a grande maioria de Salvador. "O Afro já revelou, inclusive, nomes que, depois daqui, desfilaram em São Paulo Fashion Week, por exemplo", lembra Gabriela Cruz. A modelo Suellen Massena participou da seletiva e levou agenciados (Fotos de Angeluci Figueiredo) Figura carimbada no AFD, a modelo Suellen Massena, além de participar da seletiva, levou 30 modelos de seu casting para também tentarem uma vaga no desfile. “O evento é um dos meus queridinhos porque dá oportunidade para muitas meninas e meninos que nunca tiveram chance de realizar seu sonho”, explica ela, que trabalha nas passarelas desde os 13 anos e desfilou nas duas últimas edições. A seletiva contou também com novatos, como Thiago Antunes, 25, que disse ter tentado disfarçar o nervosismo. “O AFD é uma oportunidade, uma chance das pessoas me verem e de mostrar que a beleza negra é bonita”, conta ele.
Outra modelo bombada é Lua Sousa, que trabalha há pouco mais de um ano, mas já está de malas prontas para a Itália, onde pretende trabalhar. “Tenho o sonho de ser modelo e estou aqui representando minhas raízes negras, minha comunidade”, conta ela, que mora em Lauro de Freitas e viaja de vez para o país europeu no final do ano onde deve fazer trabalhos. Apenas 60 modelos entre 200 avaliados serão selecionados para o AFD 2017 O produtor Fagner Bispo vê nas seletivas uma possibilidade de renovação do casting dos últimos dois anos. “Os modelos que participaram de edições anteriores retornam e tem muitos rostos novos que só tem a acrescentar ao evento”, conta. A decisão, segundo ele, vai ser difícil: “é muita gente bonita e infelizmente não tem espaço para todo mundo, mas vamos tentar encaixar na medida do possível”, finaliza. Ele contra que a decisão passa por mesclar padrão de passarela com outros. “A gente seleciona perfil de passarela, mas também mantém olhos abertos para as pessoas comuns”, diz Fagner.
A ideia de ter modelos com a cara do soteropolitano é uma das premissas do evento. “O que tem mais valor no AFD é colocar em evidência nossa beleza, nosso estilo e nosso jeito de ser”, pontua Fábio Gois, gerente de Marketing e Mídias Digitais do CORREIO. Inclusive uma das novidades do Afro em 2017 são as seletivas de bairros, que vão colocar pessoas de bairros populares na passarela do evento. A seleção continua e a etapa seguinte acontecerá na próxima quarta-feira, em Itapuã. Para se inscrever, clique aqui.
Confira os modelos que passaram pela terceira etapa da seleção, na última quarta-feira.
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A terceira edição do AFD, que sempre aconteceu no dia 20 de novembro, este ano será no dia 18 do mesmo mês. A Cruz Caída, casa do evento nas edições anteriores, também será substituída. O local ainda não foi divulgado, mas Gabriela esclarece que a mudança foi estratégica: “Queremos fazer uma programação maior, que englobe toda a família, incluindo as crianças”.
O Afro Fashion Day é um projeto do CORREIO e tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador.