Após boatos de toque de recolher, polícia não registra ocorrências em Cosme de Farias

Alguns comerciantes de Cosme de Farias fecharam as portas na tarde desta sexta

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de fevereiro de 2014 às 23:53

- Atualizado há um ano

Boatos de um toque de recolher em Cosme de Farias começaram a surgir nas redes sociais na noite desta quinta-feira (13), depois que o traficante conhecido como Titanic foi morto durante um confronto com a polícia. O patrulhamento na região do bairro, assim como na Luís Anselmo, Matatu, Vila Laura e avenida Bonocô, algumas das áreas também citadas nas mensagens que circularam nas redes sociais, foi reforçado. Apesar dos boatos, Central de Polícia (Centel) e a 58ª CIPM (Cosme de Farias) informaram ao iBahia que nenhuma ocorrência relacionada aos boatos do toque de recolher foi registrada em Cosme de Farias e nas regiões supracitadas.A 58ª CIPM ainda informou que, desde que o início da operação "Operação Destroyer", que resultou na morte de três líderes do tráfico, entre eles Titanic, o policiamento nas regiões foi reforçado e ainda não tem data para que este reforço termine, permanecendo na última quinta-feira (13), nesta sexta-feira (14) e neste final de semana também. A 58ª CIPM também disse que tudo funcionou normalmente, inclusive escolas, e que cerca de 10 viaturas reforçam o patrulhamento, que conta com o apoio das operações Apolo e Gêmeos, da Rondesp e do Esquadrão Águia.Estabelecimentos fecharam as portasO trânsito na av. Bonocô ficou livre na noite desta sexta-feira (14), o que, foi motivado, de acordo com a Transalvador, pelos boatos de um toque de recolher. No início da tarde desta sexta-feira, alguns estabelecimentos de Cosme de Farias fecharam suas portas, após, segundo eles, terem recebido uma ligação da 58ª CIPM mandando fecharem suas portas. De acordo com uma funcionária da editora Saraiva, que preferiu não se identificar, a polícia pediu que todo o comércio local fosse fechado e que os moradores não circulassem pelas ruas. Mesmo com a onda de boatos de que a polícia estaria avisando aos comerciantes de fecharem as portas mais cedo, a 58ª CIPM disse que já havia sido informada desses boatos e que não estava ligando para nenhum estabelecimento comunicando um possível toque de recolher.

Já parte dos funcionários da Secretaria Municipal de Educação, que fica no Engenho Velho de Brotas, foi liberada mais cedo do expediente. De acordo com a secretaria, alguns servidores que passam perto ou moram na região onde aconteceu a operação da polícia, ficaram com medo dos boatos espalhados pelas redes sociais do toque de recolher. O expediente na secretaria se encerra normalmente às 17h.

[[saiba_mais]]Ainda segundo a assessoria da Secretaria, a liberação dos funcionários também foi motivada pelo anúncio da Coelba de interrompimento do fornecimento de energia da região para realizar obras. No entanto, a assessoria de comunicação da Coelba informou que não estava prevista nenhuma interrupção de energia na área, de acordo com informações do Correio24horas. O jornalista Luciano Matos publicou um relato em seu Facebook, em que conta que resolveu ir de moto aos lugares citados nos boatos a partir de 16h30 desta sexta-feira (14). Segundo ele, o clima era de tranquilidade. "No Matatu e na Vila Laura tudo funcionando normalmente, farmácias, padarias, a baiana de acarajé, mercados e muita gente na rua. Em Cosme de Farias haviam algumas casas comerciais fechadas, bem poucas, mas nem sei se estavam fechadas pelo tal toque de recolher ou se não funcionavam mais. O comércio em geral funcionava normalmente [...]. No Largo dos Paranhos tudo normal. Em Luis Anselmo, o comércio também estava funcionando normalmente", relatou.Ainda no relato, o jornalista, que publicou um vídeo desta ida os locais citados nos boatos (assista abaixo), diz ter ido para a Bonocô. Segundo ele, havia vários pontos comerciais com as portas fechadas em um trecho, próximo à subida para o Luis Anselmo e Cosme de Farias, e, nas redondezas, havia também a presença da PM em algumas viaturas. "O clima, no entanto, era de tranquilidade e as pessoas circulavam normalmente e os pontos de ônibus estavam bastante cheios. Os carros circulavam normalmente", relatou.Veja o vídeo feito pelo jornalista

Reportagem iBahiaApós boatos de toque de recolher, Centel e 58ª CIPM não registram ocorrências em Cosme de Farias