Argentina, Uruguai e Paraguai lançam candidatura para Copa-2030

Em cerimônia em Buenos Aires, presidentes dos três países, da Fifa e da Conmebol oficializam intenção de sediar o Mundial

  • Foto do(a) author(a) Ivan Dias Marques
  • Ivan Dias Marques

Publicado em 4 de outubro de 2017 às 16:01

- Atualizado há um ano

. Crédito: Juan Mabromata/AFP

O que era uma possibilidade se tornou oficial nesta quarta (4). Argentina, Uruguai e Paraguai lançaram, em Buenos Aires, a candidatura oficial dos três países para sediar a Copa do Mundo de 2030. Em evento na Casa Rosada, sede do governo argentino, os presidentes dos três países, Mauricio Macri (Argentina), Horacio Cartes (Paraguai) e Tabaré Vázquez (Uruguai), contaram com a presença do presidente da Fia, Gianni Infantino, e da Conmebol, Alejandro Domínguez, para concretizar a intenção dos três países.

"Ratificamos esse compromisso. Vamos ter o apoio da Conmebol. A região merece. O que se busca não é só dar lugar à paixão que compartilhamos, estamos sempre buscando novos projetos. Vamos fazer um grande Mundial", acredita Macri, que já foi presidente do Boca Juniors. Cartes e Vázquez também já presidiram clubes de seus países, o Libertad e o Progresso, respectivamente.

"A proximidade que existe entre Buenos Aires, Montevidéu e Assunção explica bem que estamos em condições de realizar esse campeonato. E se, há 100 anos, fizemos esse campeonato no Rio da Prata, por que não agora? Era muito mais difícil. Merecemos, quando se cumprem 100 anos, que tenhamos um Campeonato Mundial organizado pelos três países", afirmou Vázquez.

A primeira ideia de sediar a Copa partiu do Uruguai, por conta dos 100 anos do primeiro Mundial da história, ocorrido no país. Mas por conta das dificuldades financeiras, os uruguaios convidaram os argentinos. O Paraguai só entrou na candidatura há pouco mais de uma mês. Para Macri, a nova quantidade de seleções na Copa - 48, a partir de 2026, ainda sem sede - exigiu a presença de mais um país. A intenção é que Paraguai e Uruguai tenham duas sedes cada e a Argentina conte com oito sedes.

A China deverá ser concorrentes dos países sul-americanos para a organização do Mundial. Para a competição de 2026, já há a condidatura tripla de EUA, Canadá e México e o Marrocos também deve entrar no páreo.