Conheça Tainara, atleta do Vitória que está na seleção brasileira

Rubro-negra fala sobre preconceitos e sua paixão pela bola

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Varela
  • Fernanda Varela

Publicado em 18 de janeiro de 2018 às 05:48

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Kin Saito/CBF

Em um meio tão machista, ela se impôs, calou muitas bocas e chegou lá. Jogadora do Vitória, Tainara é um talento. Prova disso é que é a única jogadora do futebol baiano convocada para o Sul-Americano Sub-20, no Equador. O Brasil lidera sua chave com duas vitórias em dois jogos. O adversário desta quinta-feira (18), às 21h15, será o Uruguai. 

A seleção foi campeã de todas as sete edições já realizadas. O Brasil está no Grupo B, ao lado de Venezuela, Bolívia, Chile e Uruguai. O torneio classifica as seleções para a Copa do Mundo, que este ano será realizada na França, de 5 a 24 de agosto. 

Nascida em uma família de apaixonados por futebol, a garota de 18 anos foi a única que chegou tão longe. “Eu nasci com esse amor por futebol. Desde os 6 anos, comecei a desenvolver um amor maior, mas é algo que sempre esteve comigo. Em casa, todo mundo joga. Meu pai, minha mãe, meus tios. Minha irmã está em carreira profissional, meu irmão também. Mas de todos, só eu consegui uma seleção”, conta.

Vestir a amarelinha não é uma novidade para Tainara. Esta é a sétima passagem da jogadora na seleção do técnico Doriva Bueno. Apesar disso, ela ainda sente um frio na barriga cada vez que tem seu nome anunciado. “O coração está a mil. Cada convocação é diferente. É como se eu estivesse vivendo um mesmo sonho todas as vezes. Não dá para explicar, uma realização tremenda”, diz a garota, que atua como volante no Vitória, mas foi convocada para a zaga na seleção. Ficou no banco durante as vitórias sobre Chile (3x0) e Venezuela (2x0).

Natural de Brasília e com sotaque que lembra o dos cariocas, Tainara é simples. Gentil, responde às perguntas pausadamente, sempre sorrindo. Apesar de ser uma menina realizada, ela ainda carrega muitos sonhos. Um deles é ver o futebol feminino ser mais respeitado e valorizado pelas pessoas. “A gente precisa mostrar que têm capacidade de estar nesse nosso nível, em qualquer patamar do futebol. Precisamos que as pessoas acreditem em nós. No nosso amor, na nossa entrega, no nosso sonho”.

OBRIGAÇÃO Pode não ser do jeito que ela sonhou, mas, a partir de 2019, o sonho de Tainara vai ganhar um “empurrão”. Isso porque o regulamento de licenciamento de clubes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) determinou que os times de futebol do Brasil que não tiverem uma equipe feminina disputando competições nacionais serão vetados da Copa Libertadores.

“Acredito que seria melhor se não fosse algo imposto. Presencio isso constantemente, como as pessoas não são a favor do futebol feminino. Existe preconceito”, desabafa. Tainara chegou ao Vitória em 2017. Antes, defendia o São Francisco.