Corrida altera trânsito do Centro Histórico ao Comércio; veja mudanças

Mudanças acontecerão a partir desta terça e seguem no feriado (15)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de novembro de 2017 às 16:28

- Atualizado há um ano

Em função da realização do II Desafio Bike & Run Pelourinho, que acontece nesta quarta-feira (15), haverá alterações no trânsito a partir desta terça-feira (14). Com o suporte da Transalvador, desde 5h, há interdição do tráfego de veículos na Rua do Tira Chapéu, entre a Rua Chile e a Rua da Ajuda, que prosseguirá até 14 h do dia 15. Haverá ainda, em 32 vias, proibição de estacionamento de veículos, entre 0h e 14h desta quarta-feira (15), além de bloqueio para circulação de veículos entre 5h e 14h do mesmo dia.

A competição é destinada a atletas profissionais e amadores de todo país em duas modalidades distintas: Mountain Bike (MTB) e Corrida de Rua. As provas colocam Salvador no cenário de esportes radicais do Brasil. Com inscrições esgotadas e mil atletas participando, o evento é dividido em três competições: a Corrida de Rua, o Mountain Bike e o super desafio, onde o atleta realiza as duas provas.

Para os corredores, o percurso será de 5,7km e tem largada às 6h15, passando pelos principais pontos turísticos da região. Já para os que optaram pela bike, a prova será de 6km, com saída às 7h30 para a primeira bateria, e 9h30 para a segunda. Aqueles que toparem o desafio terão de completar as duas provas (corrida de rua e MTB) neste circuito repleto de curvas, ladeiras e uma belíssima paisagem. A largada e a chegada dos competidores de ambas as provas acontecem na Praça Thomé de Souza.

Os competidores partirão da Praça Municipal, passando pela Rua da Misericórdia, Praça da Sé, Terreiro de Jesus, Rua das Portas do Carmo, Rua Alfredo de Brito, Largo do Pelourinho, Rua do Passo, Rua do Carmo, Ladeira do Carmo, Largo do Pelourinho, Rua Maciel de Cima, Rua Frei Vicente, Rua Inaccio Accioli, Rua das Laranjeiras, Terreiro de Jesus, Rua do Saldanha, Rua Guedes de Brito, Rua José Gonçalves, Rua da Ajuda, Rua do Tesouro, Praça Castro Alves, Ladeira da Preguiça, Rua da Conceição da Praia, Rua da Bélgica, Rua Miguel Calmon, Praça Riachuelo, Rua Conselheiro Dantas, Rua Pinto Martins, Ladeira da Montanha, Rua Pau da Bandeira e Rua Chile, até retorno à Praça Municipal.

Opções de tráfego Os veículos que circulam pelo trecho interditado terão três opções de tráfego, quando no sentido Centro. A primeira é partir da Praça Castro Alves, Rua Rui Barbosa, alcançando a Ladeira da Praça. Outra alternativa é seguir pela Av. José Joaquim Seabra (Baixa dos Sapateiros), Rua do Tijolo, seguindo pela Rua São Francisco. A terceira opção é utilizar a Av. Lafayette Coutinho (Av. Contorno). A competição é promovida pela Prefeitura, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur) e do Movimento Salvador Vai de Bike. O Bike and Run é organizado pela ATP Run Gestão Esportiva, conta com o apoio da Federação Baiana de Ciclismo (FBC) e da Federação Baiana de Atletismo (FBA), além da parceria com a Associação dos Treinadores de Corrida da Bahia (ATEC-BA). Mais informações estão disponíveis no site.