Estreia neste sábado na TV, às 8h, o Conexão Bahia

Novo programa da TV Bahia é apresentado por Renata Menezes e Aldri Anunciação

  • D
  • Da Redação

Publicado em 15 de setembro de 2017 às 19:57

- Atualizado há um ano

. Crédito: divulgação

A ex-repórter do Mosaico Baiano Renata Menezes vai dividir com o ator e dramaturgo Aldri Anunciação a apresentação do programa Conexão Bahia, que estreia neste sábado (16), às 8h, na TV Bahia. Mira Silva, diretora da atração, comenta o nome: “É a ideia de conectar, ligar, unir, estar mais junto, falando a mesma língua, vivendo as mesmas emoções”.

O Conexão Bahia tem três quadros fixos e uma série mensal, além de matérias variadas e agenda cultural. No quadro Vumbora, Aldri vira turista na própria cidade, mostrando cantinhos que sempre estiveram perto e a gente não conhece. A primeira parada é a Vila Brandão, um pedaço de paraíso voltado para a Baía de Todos os Santos, na Barra. Com sua câmera, Aldri conhece a comida típica da comunidade e passeia com o pescador William de Jesus, que o desafia a jogar a rede no mar.

O quadro Hiperlink se aprofunda no tema escolhido e, a partir dele, abre janelas transversais. Na estreia, Renata Menezes entrevista a antropóloga, escritora e pesquisadora Goli Guerreiro sobre moda, comportamento e cultura. Do estúdio, elas veem outros profissionais tratarem do tema, como os estilistas Renato Carneiro, Carol Barreto e Gefferson Vila Nova.

Saulo Conversa na Cozinha sempre receberá um chefe e uma personalidade, que vão trocar ideias sobre os mais diversos assuntos, enquanto um prato é preparado. O cantor Saulo vai cantar e tocar violão até a hora de saborear um prato preparado pela chef Tereza Paim.

Histórias da MPB por Roberto Sant’Ana é uma série de dramaturgia, dirigida por Pedro Santana, sobre algumas histórias vividas pelo produtor cultural que foi um dos homens mais fortes da indústria fonográfica do Norte e Nordeste nos anos 1970. O produtor é interpretado por Carlos Betão. O primeiro episódio trata do disco Álibi, de Maria Bethânia. Os próximos falam sobre outros nomes que o baiano descobriu ou produziu, como Elomar, Gilberto Gil, Quinteto Violado e Nara Leão.

A repórter Briza Menezes conheceu o médico Diego Maia, que vai todo dia de bicicleta da sua casa, no Rio Vermelho, até o trabalho, no Lobato. Também no pedal, Briza o acompanha por um trajeto do Rio Vermelho até a Suburbana.

O ator e diretor teatral Ângelo Flávio vai até a Ilha do Medo, uma ilhota próxima à cidade de Itaparica. Cercado de lendas e mistérios, o local assusta alguns moradores. O desafio de Ângelo Flávio foi não só mostrar o que existe na ilha, mas passar a noite lá e visitar ruínas no escuro. Ângelo também foi a Plataforma, no subúrbio ferroviário, para conhecer e apresentar ao público a Casa-livro Perinho Santana, uma espécie de ponto de cultura que o artista quer deixar de legado para as crianças.