Torcida do Bahia festeja após o Ba-Vi e cria apelido para o rival

Locutor Sílvio Mendes conta como criou o 'mamão com açúcar'

Publicado em 23 de outubro de 2017 às 21:29

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Tudo indica que a péssima fase do Vitória em casa e o resultado do último Ba-Vi renderam um novo apelido para o Leão: ‘mamão com açúcar’. Pelo menos foi isso o que os rubro-negros mais ouviram dos rivais tricolores na “resenha” desta segunda-feira (23).

“Ô! Um time que joga 15 em casa e perde dez é o quê? Mamão com açúcar! Jogar no Barradão agora é assim”, disse o locutor Sílvio Mendes, da Metrópole FM, autor do apelido.

Ainda na Fonte Nova, no domingo (22), depois que o último clássico do ano terminou com o triunfo do Bahia por 2x1, já teve torcedor chamando o colega rubro-negro pelo apelido. Depois, a resenha invadiu as redes sociais. Teve gente acordando e fazendo o enjoativo prato só para enviar a foto para o rival pelo WhatsApp.

A mente por trás da alcunha até corrigiu a torcida tricolor: “Não é ‘mamão com açúcar’, é o contrário! É ‘açúcar com mamão’. O açúcar vem na frente temperando o mamão”, detalha Sílvio Mendes.

“Mamão não precisa colocar açúcar porque já é doce, né? Mas o Vitória se complica, bota açúcar e o mamão fica ainda mais doce para o adversário”, completa o locutor.

Mendes conta que o apelido veio à mente na transmissão da derrota do Leão por 2x1 para a Chapecoense, pela 16ª rodada. E ganhou força depois da derrota por 2x1 para o Sport, quando Sílvio Mendes o repetiu ao vivo. A locução rodou as redes sociais e foi parar no Redação SporTV, programa nacional apresentado pelo jornalista André Rizek.

“Quando o Vitória tinha um time respeitado pelos adversários, criei um bordão ‘caiu no Barradão, pode encomendar o caixão’. Agora, me acho no direito de reclamar criando algo diferente. Depois de dez porradas em casa, virou ‘caiu no Barradão é açúcar com mamão”, explica Mendes.

O locutor diz que tem sofrido ameaças de torcedores por conta da brincadeira, e que deixou de ser escalado para o jogo Vitória x Atlético Goianiense, no próximo domingo (29), no Barradão, por causa disso.

“É uma coisa irreverente, de gozação. Melhor do que chamar de lixão ou de outras coisas por aí, como aquele bostético do Joel Santana chamou o Bahia de sardinha. Eles não podem dizer que por ser torcedor do Vitória não posso fazer isso. É da minha criatividade”, disse.

Na camisa Uma marca de vestuário voltada para a torcida tricolor antecipou a tendência e fez uma camisa do “mamão com açúcar” para vender durante o jogo, em um estande na Fonte Nova. Resultado: não teve para quem quis. O estoque da Bancada Um a Mais esgotou antes mesmo do apito final. 

“Temos uma marca de roupas casuais para mostrar o orgulho de ser Bahia, com dizeres da torcida. Para o Ba-Vi, a gente criou uma linha de brincadeira com a rivalidade. De longe, a que fez mais sucesso foi realmente a do ‘mamão com o açúcar’”, conta Luiz Castelo, criador da marca.

A ideia surgiu após a locução de Sílvio Mendes rodar o país: “A gente fez tudo em menos de uma semana. Foi uma maratona para conseguir levar as camisas para a Fonte Nova”, conta Luiz Castelo. A marca vende produtos a R$ 88 e a R$ 59, em homenagem aos títulos nacionais do Esquadrão. A camisa do “mamão com açúcar”, por exemplo, sai por R$ 88.

O criador diz que, por conta do sucesso, a camisa estará de volta e poderá ser comprada pelo site da Bancada Um a Mais ou em um evento na Barbearia La Firma, na Pituba, sexta-feira (27).