Vai ter aula! Secretarias confirmam abertura de escolas nesta sexta

Grupo promete impedir ônibus de circular em Salvador

  • D
  • Da Redação

Publicado em 9 de novembro de 2017 às 23:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arquivo CORREIO

A manifestação promovida pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), durante o Dia Nacional de Paralisação, que promete impedir os ônibus de circular em Salvador e Região Metropolitana, na manhã desta sexta-feira (10), não vai fazer com que as escolas municipais e estaduais suspendam as aulas.

Tanto a prefeitura quanto o governo do estado confirmaram a abertura das unidades de ensino, mesmo diante dos protestos que, segundo os organizadores, devem reunir, cerca de 50 mil trabalhadores e estudantes contra medidas e projetos do governo Michel Temer.

A assessoria da Secretaria da Educação do Estado (SEC) informou, em nota, que está “orientando os gestores a abrirem as portas das unidades para a comunidade escolar”. No comunicado enviado ao CORREIO, diz também que, com relação à manifestação “contra a Reforma Trabalhista e da Previdência”, a pasta “esclarece que o movimento é nacional e desencadeado pelas centrais sindicais.”

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) afirmou, também através da assessoria de comunicação, que está orientando os gestores a abrirem as portas das unidades para a comunidade escolar.

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) foi outra que decidiu manter as atividades. A assessoria da instituição informou que não divulgaria um posicionamento oficial sobre a mobilização, mas confirmou que as aulas também devem ocorrer normalmente nesta sexta.

Clique aqui para ver a lista de atividades e serviços que podem deixar de funcionar na manhã desta sexta.

Manifestação De acordo com Cedro Silva, presidente da CUT na Bahia, os manifestantes não vão deixar os coletivos circularem na capital e na Região Metropolitana na manhã desta sexta. “Nós vamos parar os ônibus que estiverem circulando”, disse ao CORREIO.

Mesmo diante do aviso, o diretor de saúde e segurança do Sindicato dos Rodoviários, Pedro Celestino, confirmou que os coletivos vão para as ruas. "Os ônibus vão circular normalmente", reforçou. Inicialmente, havia a expectativa que os rodoviários aderissem ao movimento, mas isso acabou não se confirmando.

Dia de paralisações Sindicatos de todo o país estão sendo convocados para aderir à mobilização no Dia Nacional de Paralisações, liderada pela CUT. Na Bahia, a manifestação vai reunir diferentes categorias profissionais, que podem paralisar totalmente as atividades ou aderir parcialmente à manifestação.

Ainda segundo ele, os trabalhadores que aderirem ao movimento vão cruzar os braços no início da manhã, por volta das 7h. Às 11h, parte deles deve sair da Praça Dois de Julho, no Campo Grande, em direção ao Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA), e à sede da Previdência Social, ambos no bairro do Comércio.

Segundo os organizadores do movimento, o ato tem como objetivo protestar contra retrocessos do governo Michel Temer. Eles citam a reforma trabalhista, que entra em vigor neste sábado (11), além das mudanças planejadas para a Previdência, em análise no Congresso, e o decreto publicado pelo Ministério do Trabalho que modifica a definição de trabalho escravo e deixa nas mãos do ministro a inclusão de empresas na "lista suja" daquelas que desrespeitam os direitos trabalhistas.