Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

À Mesa: um cardápio completo e prático para o almoço de Páscoa

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de abril de 2015 às 07:08

 - Atualizado há 2 anos

Se a Sexta-Feira Santa é dia de penitência e, normalmente, sem carne vermelha no cardápio, o Domingo de Páscoa, o dia da Ressurreição de Cristo, permite que o cordeiro, a ovelha e o cabrito entrem no menu. Os portugueses, italianos, argentinos e uruguaios têm uma certa predileção pelo cabrito. Uma carne realmente deliciosa com boa quantidade de cálcio e ferro e com baixo teor de gordura e  colesterol. No Brasil, o consumo vem aumentando bastante, mas o cordeiro e a ovelha ainda são os preferidos. Uma carne de cabrito assada lentamente num forno à lenha é maravilhosa. Mas, como pouca gente hoje vai ter muito tempo para cozinhar, separei um cardápio completo que dá para ser feito todo em, no máximo, duas horas – quatro horas se contar com a marinada de duas horas do pernil de cabrito. No Domingo de Páscoa, o cordeiro, a ovelha e o cabrito entram no menu do dia. Além de saborosas, carnes são opções saudáveis (Fotos: Divulgação)Se você não tiver esse tempo todo, asse sem marinar. Mas faça em fogo mais baixo, regando de vez em quando com o que seria o caldo da marinada: vinho e azeite de oliva com  alho e louro. A receita também fica ótima para uma paleta ou pernil de ovelha e cordeiro. A entrada é refrescante. Se você souber, monte o prato com maionese feita na hora. Fica mais deliciosa para ser misturada ao iogurte. A panna cotta, com um toque de chá verde, é ótima para encerrar o almoço de forma leve. Se a família toda gostar de cozinha, divida as tarefas. Cada um faz uma parte. Fica mais divertido. E deixe as crianças procurarem pelos ovos de Páscoa que você escondeu pela casa. Com o camarão, sirva um vinho branco seco, que ajuda a cortar a gordura da maionese. Com o pernil de cabrito, vá de um bom e encorpado vinho português ou Cabernet Sauvignon da Argentina ou do Chile. Mas case muito bem também com um bom Tannat do vale dos Vinhedos do Rio Grande do Sul ou do Uruguai. O importante é estar com a família, à mesa, celebrando o renascimento de Cristo. Feliz Páscoa!Panna Cotta de chá verde com morangosPanna Cotta de chá verde com morangos

Ingredientes

1 colher de chá gelatina sem sabor 

3 colheres de sopa de açúcar 

1/4 de colher de chá extrato de baunilha 

1 colher de chá verde  

1 kg de morangos cortados e adoçados a gosto 

1 xícara de leite 

1 creme de leite batido firme 

Preparo

Amoleça a gelatina numa colher de sopa de água fria. Coloque metade do leite e do creme de leite batido e o açúcar no fogo até o açúcar dissolver. Bata a gelatina amolecida com o extrato de baunilha. Misture duas colheres de sopa de chá verde com o restante do leite e creme de leite até ficar homogêneo. Mexa muito bem. Forre o fundo de quatro copos  com o creme.  Cubra com película aderente e coloque na geladeira por, pelo menos, duas horas. Assim que retirar da geladeira, distribua  os morangos em pedaços sobre a panna cotta. Enfeite com uma folha de hortelã.

Camarão com maionese de iogurte e alho

Ingredientes

1 kg camarões grandes crus 

1 g malagueta vermelha 

Sal 

2/3 xícara de chá maionese simples (frasco de supermercado) 

1/3 xícara de chá de iogurte natural 

1/2   dente de alho picado finamente (opcional) 

Preparo 

Para o camarão: cozinhe o camarão em água, sal e uma malagueta picada até o camarão ficar com uma cor alaranjada, de 7 a 10 minutos. Remova o camarão e deixe esfriar.  Retire a cabeça e a casca do corpo dos camarões, deixando apenas a cauda para pegar com a mão e molhar na maionese. 

Para a maionese de iogurte e alho Misture o iogurte com a maionese e o alho e bata até ficar cremoso e suave. Tempere e coloque numa pequena taça, à parte dos camarões.  Acompanhe com uma salada verde temperada com sal e limão siciliano.

Cabrito assado

Ingredientes

1 pernil de cabrito 

½  garrafa de vinho branco 

8 dentes de alho

Sal

Pimenta-do-reino

6 folhas de louro

Batatas pequenas

Azeite

Preparo

Numa bacia grande, coloque o pernil de cabrito, o vinho, os alhos esmagados, pimenta-do-reino a gosto, o sal e as folhas de louro rasgadas. Deixe repousar por duas horas mexendo de vez em quando. Em uma assadeira grande e funda, untada com azeite, coloque o pernil de cabrito, acompanhado de batatas pequenas inteiras. Cubra com papel alumínio. Deixe assar por  2 a 3 horas, dependendo do forno.  Vá virando de meia em meia hora para que os sucos deixem a carne bem úmida. Na última meia hora de cozimento, retire o papel alumínio e deixe dourar dos dois lados. Sirva com as batatas ao murro. Use o punho ou uma faca grande para abrir as batatas, mas sem esmagá-las. Tempere com sal grosso moído e azeite de oliva.