Equipe da escola SESI Bahia conquista 1º lugar em festival de robótica

Estudantes projetaram carros de corrida para percorrer no menor tempo possível uma pista de 20 metros de comprimento

  • D
  • Da Redação

Publicado em 6 de agosto de 2023 às 19:25

null Crédito: EDS / SESI

Cinco prêmios na bagagem e a conquista do 1º lugar. Este foi o saldo da participação da equipe Sevenspeed, do SESI Bahia, no Festival de Robótica Off Season, encerrado neste sábado (5) no Rio de Janeiro. A equipe representou a Bahia na modalidade F1 In Schools, que consiste em projetar carros de corrida para percorrer no menor tempo possível uma pista de 20 metros de comprimento.

A equipe vencedora está na sua quinta formação desde 2019 e é formada por estudantes de ensino médio da Escola SESI Reitor Miguel Calmon, localizada no bairro do Retiro, em Salvador. A equipe foi a primeira equipe brasileira da rede SESI a representar o Brasil no torneio internacional de F1 In Schools, realizado em 2019, em Abu Dhabi.

Sob a liderança do professor e técnico Robson Nunes, a equipe formada por Catharina Santana Graça Leite, Ana Beatriz Santana Barbosa da Silva, Guilherme Lima de Carvalho Santos e Valmilson Cunha Leite Junior volta para casa com o sentimento do dever cumprido.

“Buscamos melhorar em tudo que a gente podia melhorar e conseguimos sair de uma equipe de sétimo lugar para o primeiro geral. O esforço é o motivo de tudo isso ter acontecido”, celebrou a estudante Ana Beatriz Silva.

O técnico Robson Nunes, que treina a equipe desde a sua formação inicial, lembra que a escuderia levou para o Rio o seu melhor. Segundo ele, a conquista foi resultado do esforço e dedicação dos alunos nos últimos meses para fazer os ajustes necessários.

Fernando Didier, coordenador de robótica educacional do SESI Bahia, que acompanhou a equipe, destacou que a disputa no Rio foi acirrada, com a participação de todas as equipes que participaram da competição nacional, realizada em março. “A Sevenspeed acabou sendo recompensada no seu esforço com cinco prêmios e o 1º lugar. Todos os que contribuíram de alguma forma para esta conquista estão de parabéns”, destacou.

O Agenda Bahia 2023 é uma realização do CORREIO, com patrocínio da Unipar, apoio institucional da Prefeitura de Salvador, FIEB, Sebrae e Rede Bahia, apoio da Wilson Sons, Salvador Bahia Airport, Suzano, Sotero, Solví, Salvador Shopping Online, Deloitte e 4events e parceria da Braskem, Rede+ e Latitude 13 Cafés.