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Especialistas discutem como a Copa de 2014 pode transformar um destino turístico


 

Debate contou com as participações de Domingos Leonelli, José Mario Capriolli, Claudio Tinoco e Claudia M. Baggio

  • Da Redação

Publicado em 27/09/2011 às 13:54:00
Atualizado em 08/04/2023 às 20:26:46

Para encerrar os debates da manhã da quarta edição do Agenda Bahia, que acontece no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) nesta terça-feira (27), autoridades e especialistas no setor de turismo discutiram como a Copa do Mundo de 2014 pode transformar um destino turístico.

Mediado pela jornalista Rachel Vitta, editora-executiva do seminário Agenda Bahia, o debate contou com a participação dos palestrantes Domingos Leonelli, secretário de Turismo da Bahia, e José Mario Capriolli, presidente da Trip Linhas Aéreas, além de Claudio Tinoco, presidente da Saltur, e  Claudia M. Baggio, diretora da área de Corporate Finance da Deloitte.

Especialistas discutiram sobre como a Copa de 2014 pode transformar um destino turístico

Inicialmente, o debate voltou a se concentrar em um dos assuntos discutidos no Agenda Bahia deste ano: a infraestrutura. Na ocasião, Claudio Tinoco, que apresentou o plano de turismo da Prefeitura de Salvador, falou sobre importância de unir esforços da administração municipal com os governos estadual e federal para requalificar o Elevador Lacerda, o Pelourinho e a Orla da capital baiana, espaços de grande importância para o turismo de Salvador.

Para Claudia Baggio, a recuperação destes locais é de total importância para que a Copa do Mundo deixe um legado para a Bahia e para os turistas. "O desafio é garantir que os recursos públicos sejam destinados à revitalização de antigos e novos equipamentos do turismo local", acrescentou a diretora da área de Corporate Finance da Deloitte.

Além da recuperação de espaços e equipamentos urbanos, "precisamos 'vender' Salvador para o mundo, mostrar o que temos na capital e em todo a Bahia para atrair o turista", pontuou Domingos Leonelli, que questionou o investimento da prefeitura de Salvador no setor do turismo, algo em torno de R$ 2 milhões, segundo Claudio Tinoco. "Isso não é priorizar o turismo", acrescentou o secretário estadual.

Seja através de investimentos em infraestrutura ou de publicidade turística no exterior, o mais importante, segundo José Mario Capriolli, é criar condições para agradar o turista que vier para Salvador durante a Copa do Mundo. Segundo os especialistas que participaram do debate, assim ele voltará à cidade em outras oportunidades e trará outras pessoas para a região com a divulgação da imagem positiva que ele teve durante o evento esportivo.

A partir das 14h30, os seminários voltam a acontecer no auditório da Fieb. Quem abre a próxima palestra é Dênio Cidreira, presidente da Arena Fonte Nova, que falará sobre os eventos a reboque da Copa de 2014.

Os seminários do Agenda Bahia destinam-se a um público constituído principalmente por empresários, executivos, consultores, gestores públicos e de empresas privadas, profissionais liberais,representantes de ONGs e estudantes e representam uma grande oportunidade de reciclagem, aprendizado, atualização de conhecimento e fomento ao empreendedorismo. O evento é promovido pelo jornal CORREIO e a rádio CBN, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e apoio da Ufba.