Assine

Seminário Sustentabilidade do Agora discutiu inovação, negócios sociais e resiliência urbana


 

Relembre os melhores momentos da abertura do Fórum Agenda Bahia 2018

  • Da Redação

Publicado em 12/09/2018 às 20:22:00
Atualizado em 18/04/2023 às 21:26:08
. Crédito: Marina Silva/CORREIO

O Fórum Agenda Bahia chegou à sua nona edição em 2018 e continua inspirando soluções e promovendo o debate de ideias para o desenvolvimento social e econômico do Estado, com foco em inovação e sustentabilidade.

Este ano, o evento foi dividido em três atividades: o Desafio de Inovação Acelere[se], programa de 12 semanas com mentorias especializadas para 8 startups baianas, iniciado em agosto e com duração até novembro; o seminário Humanize-se, que vai ocorrer em novembro e discutir a interação entre as inteligências humana e artificial para a construção de um mundo sustentável; e o seminário Sustentabilidade do Agora, que abriu as atividades do fórum e ocorreu em 8 de agosto.

O seminário Sustentabilidade do Agora reuniu especialistas nacionais e internacionais, além de representantes do setor produtivo, poder público e sociedade civil. Ao todo, mais de 500 pessoas lotaram o auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), no bairro do Stiep, para acompanhar as sete horas de atividades comandadas por especialistas que realizaram palestras, debates, oficinas e um workshop. 

As ideias surgidas na interação com a plateia durante essas atividades não ficaram restritas ao evento. Por exemplo, durante o workshop Economia Circular - Ecossistemas para as Cidades do Futuro, as sugestões elaboradas pelos grupos de trabalho participantes serão incorporadas ao Plano de Resiliência de Salvador, que tem previsão de ser lançado em dezembro deste ano.

O workshop foi capitaneado por Adriana Campelo, diretora de Resiliência da prefeitura de Salvador e Chief Resilience Officer - CRO da iniciativa 100 Resilient Cities (100 Cidades Resilientes) da Fundação Rockefeller. A atividade contou com a participação de seis palestrantes e teve inscrições esgotadas, reunindo 77 participantes.

Assista aos melhores momentos do seminário Sustentabilidade do Agora:

Oficinas

A programação do seminário Sustentabilidade do Agora contou com três oficinas: 

>>Dados abertos e robôs - a revolução nas cidades pelo cidadão, ministrada pelo editor de inovação do CORREIO, Juan Torres, que mostrou como o cidadão comum pode empoderar-se a partir do acesso à informação;

>>Yunus - A Transformação das Cidades pelos Negócios, ministrada por Tulio Notini e que apresentou ferramentas para a criação de negócios sociais; 

>>A importância da segurança cibernética na era das Smart Cities e da Internet das Coisas, ministrada por Rafael Caubit e Fernanda Vaqueiro, respectivamente Application Security Consultant e gerente de Segurança de Inteligência de Rede e MSS da Oi, e pela advogada Ana Paula de Moraes, especialista em Direito Digital. Os três especialistas discutiram a nova Lei de Proteção de Dados do Brasil.

Palestras

A conferência de abertura do seminário, chamada Salvador Humana, foi ministrada por Pablo Lazo, diretor da consultoria internacional Arup e professor de desenvolvimento sustentável e resiliência urbana. Lazo, que é natural da Cidade do México, cidade que viveu dois grandes terremotos, em 1985 e em 2017, apresentou à plateia o conceito de resiliência urbana, mostrando de que forma ela contribui para um desenvolvimento mais humanizado nas cidades.

O outro palestrante do evento foi Rogério Oliveira, diretor da Yunus Brasil, que falou sobre negócios sociais, desmitificando a ideia de que esse segmento da economia é ‘apenas projeto de ONG’. Segundo ele, os negócios sociais focam em transformar as comunidades e também são rentáveis e podem, inclusive, desenvolverem-se a partir de grandes empresas.

Depois das palestras, Pablo Lazo e Rogério Oliveira ainda participaram de um debate com o público, moderado pela jornalista Flávia Oliveira, de O Globo.

O Fórum Agenda Bahia 2018 é uma realização do CORREIO, com patrocínio da Revita e Oi, e apoio institucional da Prefeitura de Salvador, Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), Fundação Rockefeller e Rede Bahia.