Assine

Prefeita de Eunápolis decreta estado de emergência após chuva forte


 

Em Itaberaba, já em emergência, novo temporal foi registrado

  • Da Redação

Publicado em 28/11/2021 às 11:02:00
Atualizado em 20/05/2023 às 21:46:22
. Crédito: Gazeta Bahia

A prefeitura de Eunápolis, no extremo-sul da Bahia, decretou estado de emergência por conta das fortes chuvas que atingem a cidade desde a noite de sábado (27). O temporal derrubou árvores, alagou ruas e até causou uma queda de energia.

A prefeita Cordélia Torres (DEM) montou um comitê de crise que vai monitorar os problemas causados pela chuva e ajudar os moradores atingidos. A Defesa Civil, Polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros atuam mapeando as áreas prejudicadas e traçando ações para contornar os transtornos causados pelas chuvas, diz a prefeitura.

Ontem, com a ventania e chuva, a cobertura externa de um supermercado caiu parcialmente. Não há registros de feridos e nem de desabrigados. 

Algumas outras cidades da Bahia também foram atingidas por chuvas fortes nesse fim de semana, como Itabela e Itabuna. Em Ilhéus, as chuvas e condições adversas de tempo fizeram adiar uma visita prevista do governador Rui Costa para a segunda-feira (29), informou a Secretaria de Comunicação. Uma nova data será divulgada.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou que no sul baiano há previsão de chuvas fortes, podendo chegar a 50 e 100 milímetros de precipitação por dia, com ventos de até 60 km/h.

Em outras regiões, também houve registros de chuvas fortes, como em Itaberaba, que já está em estado de emergência por conta dos temporais desde o início do mês. Nas redes sociais, a prefeitura divulgou um alerta de chuvas fortes e disse que está trabalhando. "Estamos nas ruas para administrar os danos causados pelas fortes chuvas dessa madrugada. Quem precisar de ajuda, estiver em risco ou quiser informar um ponto de alagamento, entre em contato com a Ouvidoria", diz o texto.