Assine

Atriz de Órfãos da Terra conta como foram as gravações da novela que se passa na Síria


 

  • Ronaldo Jacobina

Publicado em 06/04/2019 às 05:00:00
Atualizado em 19/04/2023 às 15:33:05
. Crédito: .

(Foto:TV GLOBO) Divulgação) Baiana Ana Cecília está na quarta novela de Duca Rachid e Thelma Guedes Na última terça-feira (3), o Brasil acompanhou na estreia da novela Órfãos da Terra a saga da família de Missade, uma síria bem sucedida que foge do país para se refugiar no Brasil. A personagem é interpretada pela baiana Ana Cecília Costa, que recebeu o convite das autoras Duca Rachid e Thelma Guedes para interpretá-la. A atriz - que atualmente está no ar também na reprise de Cordel Encantado, das mesmas autoras - aproveitou um intervalo das gravações para conversar com exclusividade com a coluna. Ela contou como foram as gravações das tensas cenas iniciais que se passavam na Síria, mas que foram gravadas no Brasil; a preparação para encarnar a personagem, e os destinos desta mãe que perde uma filho na guerra e não se adapta a vida no Brasil. Veja a seguir:  Como surgiu o convite para interpretar a síria Missade?Foi um convite direto das autoras e aprovado pela direção. É uma alegria e uma honra muito grande trabalhar mais uma vez com as duas porque demonstra uma confiança no meu trabalho e uma afinidade enorme entre nós. Estou muito feliz de me entregarem uma personagem tão importante como a Missade. (TV GLOBO/Divulgação) A família síria: Rodrigo Vidal, Ana Cecília, Marco Ricca e Julia Dalavia As cenas da guerra e do campo de refugiados foram gravadas na Síria? Não viajamos para o Oriente Médio, gravamos tudo aqui entre o Rio e Arraial do Cabo (RJ), fizemos um cruzeiro de navio partindo de Santos (SP) para Santa Catarina, que supostamente seria a dos refugiados partindo da Grécia, e as cenas de campo de refugiados foram feitas em Santa Cruz, também no Rio. Já as imagens da guerra da Síria que aparecem na novela são reais, adquiridas pela emissora e passam pela computação gráfica que dão a impressão de que foram feitas lá. É uma equipe extraordinária envolvida na novela para dar veracidade a história.  (TV GLOBO/Divulgação) Cenas do campo de refugiados foram gravadas no interior do Rio de Janeiro Como foi a composição da personagem e de quem foi a sugestão de adotar aquele sotaque que você colocou em Missade?A direção da novela realizou um trabalho de preparação com o núcleo árabe que envolveu dança, gastronomia, a prosódia e as expressões. Foram dias intensos de imersão neste universo. Eu nunca tinha tido essa experiência de preparação tão intensa para um trabalho de teledramaturgia. Tivemos a ajuda pessoas de origem árabe que nos ensinaram muito. Com relação ao sotaque, decidi adotá-lo porque a Missade é muito forte e senti que era muito importante como atriz caracterizar a voz dessa personagem, ela pedia isso. Fizemos um trabalho com um sírio, refugiado da guerra, que foi fundamental para nos instruir a falar bem as expressões em árabe. 

Como foram feitas a imagens da travessia no mar com os botes idênticos aos usados pelos sírios e outros refugiados?Quando cheguei no bote para gravar, me surpreendi com aquelas pessoas falando árabe. Eram na verdade, atores de origem árabe que são refugiados e que participaram não só daquelas cenas como estão na novela. O que permite uma troca muito boa.

Além da novela você está com dois filmes para estrear, conte sobre isso. Sim, Tem o filme Mãe, de Adriana Vasconcelos, que eu protagonizo; uma série chamada Submerso, uma co-produção Brasil Argentina, que gravei nos dois países, e que será exibida no canal Paramount; e tem ainda o filme Divaldo Franco, que eu interpreto uma médium, Laura, que é a mestre espiritual de Divaldo, a mulher que o incentiva a seguir a doutrina espírita  

OUTRAS

Casa A Le Lis Blanc está com uma nova coleção da linha casa e, para apresentá-la ao seu público, a marca encomendou uma mesa decorada com motivos de Páscoa à arquiteta Celeste Leão. No próximo dia 11, a loja do Salvador Shopping vai receber convidados para brindar a novidade.Giro no TCA Quem desembarca no Teatro Castro Alves no próximo dia 10 de maio é a cantora Roberta Sá com o show de lançamento do álbum Giro. A apresentação começa às 21h e os ingressos já estão sendo vendidos nos canais do TCA. (Divulgação) Cantora Roberta Sá traz o show do álbum Giro para o TCA Parcerias luxuosas Regina Weckerle vai abrir as portas da sua Paradoxus, na Rua Afonso Celso, na Barra, no próximo dia 9, a partir das 16h, para celebrar a chegada de duas novas marcas na Maison. Desta vez quem aporta por lá é a joalheria CR de Carlinhos Rodeiro e Luzia Botta. 

Olhares distintos Os fotógrafos Christian Baes e Gabriel Coimbra lançam, no próximo dia 14, no Shopping Barra, a exposição Bahia Experience. A mostra é um dos produtos do projeto homônimo que inclui ainda um livro, uma web série e filme documental sobre a diversidade geográfica, a cultura e a realidade das diversas regiões do estado.