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Modelos reúnem famílias para acompanhar lançamento do Afro Fashion Day


 

Filme foi lançado no Tik Tok, YouTube e Instagram do CORREIO neste sábado (20)

  • Vinicius Nascimento

Publicado em 20/11/2021 às 19:06:00
Atualizado em 08/05/2023 às 21:23:06
. Crédito: Lucas Assis/Tatiane Freitas/Divulgação

Imagina seu filho ou sua filha desfilando em uma das passarelas mais importantes da moda brasileira? Ou seu mô? Seu brother? Sua miga? Neste sábado (20), familiares, amigos, conhecidos e colegas puderam ver os 47 modelos do Afro Fashion Day no filme da passarela mais negra do Brasil desfilando. Boa parte dos modelos já tinha assistido à pré-estreia, mas juntou a rede de apoio para ver o lançamento oficial hoje.

Selecionado pelo Tik Tok, Albert Wood, 21, morador do Arenoso, pensava em deixar a moda, e muito mais, no início do ano. Ele não imaginava que neste dia da Consciência Negra estaria aquilombado com a família vendo o resultado de seu trabalho. "Chorei muito, minha mãe [Selma], também. É muito gratificante chegar aqui", disse Albert.  Sorridente, Albert fez a alegria da família no bairro do Arenoso (Foto: Acervo Pessoal) Quem também juntou a família foi o modelo Felupz, que teve a companhia da mamãe, Vera Lucia, e do seu gatinho para ver a foto. O pai e o boy, mais tímidos (ou low-profile, como definiu o modelo), correram da foto, mas também assistiram ao lançamento.

"O Afro me ensinou muito. A gente sempre soube de todos os movimentos que aconteceram durante a história, mas quando a gente vê isso em um ângulo diferente, e nesse caso é o da moda, o que representou nosso povo na história, vemos com um outro brilho. Comecei a visualizar as roupas que visto de uma forma diferente, tudo diferente. Isso me faz refletir muito sobre nosso espaço dentro do mundo, nossa moda, o que trazemos para o mundo. Eu fico muito feliz de ter participado desse movimento", disse Felupz. Felupz, a mamãe e o gato assistiram juntos ao lançamento (Foto: Acervo Pessoal) Modelos selecionadas pelo Tik Tok, Bruno Maria e Thulasi Hindra também juntaram a família para ver o lançamento. Bruno estava com a mãe de Santo, Nilda Bonfim, e os amigos: Carla Cibely, Albert Dias, Tássia Silva, Monique Marques e Vítor Marinho. Na comemoração, teve até champanhe! "Tudo muito gostoso! Todo mundo se emocionou muito. Estou muito feliz, princpalmente pelo CORREIO ter confiado a mim essa oportunidade", disse Bruno. Mal sabe ela que a oportunidade é toda nossa.[[galeria]]

Bruno foi uma das selecionadas pelo Tik Tok. Ela é pessoa não-binária, e desfilou no bloco de Upcycling, com looks que foram criados a partir de uniformes doados pelo Grupo Boticário. Felupz foi outro selecionado pelo Tik Tok que desfilou no bloco.

Linda Bezerra, editora-chefe do CORREIO, votou em Bruno na seletiva do Tik Tok e contou que se emocionou com o vídeo. "Foi muito forte, muito emocionante esse momento. Ver as famílias foi o que mais me emocionou. É uma celebração que todos nós sentimos aqui no Jornal. O Afro Fashion Day é isso: uma oportunidade de mostrar, de viver, de escolher um caminho de afirmação, de mostrar o valor, a beleza e se empoderar mesmo. Resistir e sonhar. É um momento de sonho. Eu me emocionei muito com tudo isso".

A editora também afirmou que o tema de 2021 foi muito feliz e aproveitou a oportunidade das pessoas se reaproximarem para oferecer um verdadeiro calor humano, que também é retratado no filme do Afro Fashion Day. 

"O tema é muito feliz porque vem num momento de afirmação de conquistas e isso com certeza trouxe uma força, um poder negro. O tema é o poder negro, o poder preto. É muito forte. Foi um conjunto de coisas que de fato favoreceu esse resultado tão feliz", disse Linda. 

O filme do desfile apresenta todos os 47 looks montados graças à parceria do Afro Fashion Day com 38 marcas baianas que participaram do evento neste ano. O tema da vez foi o Black Power. Por conta da pandemia, desde o ano passado, o resultado final do Afro Fashion Day tem sido uma produção audiovisual. 

Fagner Bispo, consultor do AFD desde a primeira edição, em 2015, conta que realizar um evento tão marcado pela sua potência e pluralidade no formato online traz muitos desafios: “O clima nos desfiles é sempre de Copa do Mundo, então é bem desafiador traduzir a experiência presencial em formato de vídeo”. Mesmo assim, o estilista não esconde que as expectativas do lançamento são as melhores possíveis. 

Sobre a escolha de um movimento de luta pelos direitos civis como temática do desfile, Jorge Gauthier - que apresentou o filme do desfile ao lado de Midiã Noelle - ressalta a importância do Black Power para a identidade negra. “É um movimento fundamental na história da construção do povo negro. Trazer a estética e a essência do Black Power, faz com que o filme seja muito simbólico”.

A jornalista e colunista do CORREIO Midiã Noelle explica que o tema também é uma oportunidade para referenciar e abraçar a ancestralidade: “Os nossos passos vieram de longe. É preciso entender que para estarmos aqui hoje afirmando o nosso cabelo black power, outras pessoas lutaram para que hoje nós pudéssemos existir e eu espero que, com esse filme, as pessoas entendam a importância disso”. 

O filme do desfile do Afro Fashion Day 2021 continuará disponível, gratuitamente, no Instagram e YouTube do CORREIO. Inscreva-se e nos siga no Instagram @correio24horas.

O Afro Fashion Day é um projeto do jornal Correio com o patrocínio do Grupo Boticário, Hapvida, TikTok, com apoio Institucional da Prefeitura Municipal de Salvador, Sebrae, apoio do Shopping Barra, Laboratório CLAB, CCR Metrô, Vizzano, Clube Melissa e Suzano.