Assine

Celular, tablet e computador transformaram a forma de ver TV


 

Conheça cinco aplicativos para ver televisão nos aparelhos portáteis

  • Laura Fernades

Publicado em 27/02/2018 às 06:15:00
Atualizado em 18/04/2023 às 02:59:04
. Crédito: Ilustrações: Morgana Miranda

Passatempo favorito de muita gente, o ato de ver televisão mudou e é com tranquilidade que, hoje, se diz ser possível ver TV sem TV. Afinal, assistir a filmes, séries, novelas e telejornais pelo celular, computador ou tablet virou uma realidade no país onde 57,8% dos domicílios têm acesso à internet, segundo a última pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por isso, quando sua televisão quebrou, há dois anos, a produtora de moda baiana Sika Caicó, 31 anos, não sofreu tanto. Acostumada a colocar a internet na smart TV para acompanhar a programação da Netflix, Sika apenas adaptou a tela e descobriu no celular sua maneira favorita de ver TV, principalmente na hora de dormir.

“Quando minha televisão quebrou, eu não consertei, não comprei outra e passei a assistir filme pelo computador. Mas às vezes meu marido queria ver uma coisa e eu outra, por isso uso o celular”, justifica Sika. “Uso os dois, mas realmente prefiro o celular, porque você bota o fone e se tiver outra pessoa dormindo consegue assistir sem incomodar. É bem mais confortável”, completa.

A comodidade também fez a enfermeira Vitória Iohana Santos, 19 anos, aderir ao celular. Afinal, não suporta ficar parada em frente à TV e com o aparelho portátil que “tem uma tela grande”, garante, é possível levar sua programação favorita para onde quiser.

“Se vou fazer uma viagem, sempre vou ter o celular em mãos. Além disso, não tenho paciência de ficar vendo a TV numa posição só. Acho mais cômodo colocar o fone no celular, porque posso virar para vários lados”, defende Iohana, dizendo que vale tudo para não perder um episódio da série Grey’s Anatomy, na Sony. Aplicativos Outra vantagem apontada pelas duas é a customização da programação, que passa a não depender do horário das emissoras. Perder um filme por que já começou? Não mais. “Às vezes você quer ver um filme, mas ele está na metade. A programação que você cria, com as coisas que você gosta, é muito melhor do que ficar assistindo televisão com a programação de uma emissora”, compara Sika.

Não por acaso, serviços de streaming como a Netflix, que tem mais de 117 milhões de assinantes em mais de 190 países, estão ganhando cada vez mais espaço. Disponíveis em computadores, celulares e tablets, são os concorrentes diretos das emissoras da televisão aberta e fechada. Mas, como ninguém quer ficar para trás, os canais lançaram seus próprios aplicativos com toda a programação, para assistir onde e quando quiser.

É o que acontece com o Globo Play, por exemplo, cujos conteúdos das novelas, jornais, minisséries e programas de esporte da Globo estão disponíveis na íntegra para os assinantes da Globo.com. Caso também do GNT Play, HBO GO, Fox Play e muitos outros que aderiram à nova realidade contemporânea.

Claro que, assim como o tablet não aboliu o livro, as telinhas não vão acabar com a TV. Pelo menos foi o que apontou o IBGE na pesquisa divulgada na última semana: de 69,3 milhões de domicílios particulares permanentes no Brasil, apenas 2,8% não possuíam TV. A mãe de Iohana, por exemplo, segue na tradição, e Sika, mesmo sem ver TV, não quer abolir a que está na sala: “Às vezes você está sozinha em casa e liga a televisão como se fosse companhia, sabe?”. Cinco aplicativos para ver TV sem TV

TV Celular Os principais canais da televisão aberta podem ser vistos pelo celular com o aplicativo gratuito que é compatível com o sistema Android. O conteúdo exibido é de classificação livre e é recomendado que seja usado com internet wifi para que não consuma a franquia de dados móvel.

iTV O iTV é um aplicativo gratuito que permite que a pessoa assista a canais de televisão brasileiros diretamente do iPhone, iPad ou iPod touch. Disponível na App Store apenas para os dispositivos iOS, o aplicativo disponibiliza mais de 100 filmes e séries que são exibidos sem a interrupção de anúncios publicitários.

Globo Play Plataforma de vídeos da Globo permite assistir ao conteúdo oficial da emissora online no computador, iPhone iOS ou Android. Novelas, telejornais, minisséries e programas de esporte fazem parte do conteúdo que está disponível na íntegra para assinantes da Globo.com: o plano custa R$ 12,90.

Google Play Filmes e TV Aplicativo gratuito permite assistir aos programas de TV e filmes favoritos comprados ou alugados no Google Play, seja pelo computador, iPad, pelo celular Android ou iPhone. Também é possível fazer o download e assistir mesmo sem estar conectado.

Plex Disponível para todos os tipos de celular, tablet, consoles de jogos e smart TVs, aplicativo gratuito oferece serviço de vídeo sob demanda e permite transmitir suas coleções de vídeo para qualquer dispositivo, a qualquer momento. Ou seja: é possível organizar e compartilhar a biblioteca com os amigos.