Assine

Jane Santa Cruz leva religiões de matriz africana ao TCA


 

Montagem com direção de Fernando Santana tem apresentação online nesta sexta (4), às 19h, pelo projeto TCA de Braços Abertos

  • Da Redação

Publicado em 04/06/2021 às 13:30:00
Atualizado em 22/05/2023 às 09:44:51
. Crédito: Diney Araújodivulgação

Nesta sexta (4), às 19h, o projeto TCA de Braços Abertos recebe o espetáculo Golpes no Ventre, que traz à tona reflexões sobre as experiências de vida de mulheres negras, num olhar que se aprofunda nos conhecimentos das religiões de matriz africana. O solo  da atriz Jane Santa Cruz faz temporada no canal de YouTube do Teatro Castro Alves e poderá ser visto pelo público até o domingo (6).

Dois vídeos do espetáculo ficarão disponíveis: um deles possui tradução simultânea em libras e o outro audiodescrição, ampliando, assim, o alcance da obra. Com texto, direção e cenário assinados por Fernando Santana, Golpes no Ventre retrata a história de Bárbara, mulher negra que está dentro do útero, na indecisão de nascer por conta das histórias que ouve sua mãe contar, ao longo do tempo de gestação.

A atriz Zezé Motta e a Yalorixá Alda Vieira dão vida às vozes em off da mãe de Bárbara. A peça traça um paralelo direto com as religiões de matriz africana e explora a relação da protagonista com as divindades Iorubanas, como Yansã (responsável por conduzir os espíritos ao Òrun após a morte) e Oxum (responsável pela fecundação e fertilidade). 

Serviço - Golpes no Ventre | sexta (4), 19h, a domingo (6) | canal do Teatro Castro Alves no YouTube