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Novo CD de Carlinhos Brown lançado no Correio será disponibilizado no iTunes


 

Carlinhos recebeu um troféu pelas 160 mil cópias de Marabô, seu novo trabalho, recorde de velocidade de venda.

  • Da Redação

Publicado em 08/01/2014 às 09:14:00
Atualizado em 14/04/2023 às 01:48:56

Que acontecimento esse dia!”, decretou Carlinhos Brown, após cumprir uma maratona, ontem, na Rede Bahia: participou, ao vivo, do Bahia Meio Dia, concedeu entrevista à Rádio CBN e ao iBahia, e ainda foi homenageado pelo presidente da Rede, Antonio Carlos Júnior. O Cacique do Candeal recebeu um troféu pelas 160 mil cópias de Marabô, seu  novo trabalho, encartadas no Jornal CORREIO, segunda e terça-feira. Foi um recorde de velocidade de venda: todos os exemplares esgotaram, nas bancas, às 7h; já os jornaleiros de rua zeraram seus estoques às 7h40.Carlinhos Brown recebe troféu das mãos do presidente da Rede Bahia, Antonio Carlos Júnior, e da acionista Renata Magalhães Correia: 160 mil discos distribuídos em dois dias“A cidade canta primeiro e faz com que o CD ecoe”, afirmou o gerente do Mercado Leitor do CORREIO, Welter Arduini, idealizador da promoção. Desde 2011, quando Estakazero e Cangaia de Jegue estrearam a iniciativa, o jornal já distribuiu 3,3 milhões de discos encartados. O de Brown foi o 24º. O próximo a ser encartado é o da banda de arrocha Asas Livres. “São cada vez mais raros os pontos físicos de venda de CD. E é uma tendência mundial; apenas as lojas ligadas a livrarias conseguem se manter”, pontuou o presidente da Rede Bahia, comemorando o sucesso da promoção e a parceria com Carlinhos Brown. “Ele conta com a gente incondicionalmente. O CORREIO valoriza a nossa música; nós temos que voltar a ter orgulho de nossa terra e nossa gente”, completou.

Mesmo abatido por uma forte gripe, o músico esbanjou simpatia pelos corredores da Rede Bahia, cantarolando melodias por onde passava: “Existem outras formas de se comunicar e o CORREIO me ajudou muito nisso. Foi um esforço coletivo enorme do jornal, dos jornaleiros e demais envolvidos”.Joseane Santos foi de Periperi ao Campo Grande atrás do jornal: venda esgotada às 7hPara Brown, é fundamental que o público ouça as músicas e abrace o disco de forma espontânea. “Se a cidade não está cantando, não é sucesso ainda”, definiu. “A gente termina fazendo música de trabalho e nem sempre é boa; agrada em um lugar, e em outros não. É bom deixar o público escolher. Então, que isso volte a acontecer coletivamente, de forma natural, sem empurrar música goela abaixo”.

Marabô ainda será disponibilizado para download no iTunes, onde as faixas serão comercializadas a baixo custo. “A internet não cospe dinheiro. Essa coisa do ‘de graça’ é uma ilusão contemporânea”, opina Brown. O lançamento físico não tem data definida. “Mas o disco acabou de ser lançado na Bahia”, brincou.

O sucesso da empreitada foi tanto que repercutiu nacionalmente. Nota veiculada ontem no Jornal O Globo apregoava que “a pedida do dia é comprar o Correio na Bahia”. E foram mais de 70 pedidos, vindos principalmente do Rio de Janeiro, São Paulo e Recife, para envio do jornal com o álbum de Brown. “Isso reforça o nosso regionalismo. Salvador é matriz da música”, destacou Carlinhos.

Domingo, ele estreia nova temporada dos seus ensaios de Verão, o Sarau du Brown, no Museu du Ritmo, Comércio. Entre as atrações, os cantores Daniel e Guilherme Arantes, e a finalista do The Voice Brasil 2, Lucy Alves. Amanda Santiago faz o show de abertura. “Acho que nós vamos fazer um Verão bonito. Tenho muita disciplina pra quebrar com tudo”, assegurou.