Digno de confiança: Veja como aumentar a sua credibilidade
Especialistas em carreira mostram o caminho para conquistar respeito no ambiente de trabalho e consolidar sua reputação
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Priscila Natividade
priscila.oliveira@redebahia.com.br
Bom relacionamento interpessoal, disponibilidade para colaborar e, principalmente, aquela confiança não só junto ao chefe, mas com toda a equipe. Essa ‘moral’ toda no ambiente de trabalho não se ganha por caso. Se conquista. A credibilidade corporativa tem se tornado cada vez mais um atributo essencial para alcançar posições de liderança na empresa e consolidar também a reputação do profissional na carreira que escolheu. Mas como transmitir esta imagem positiva?
Segundo o professor de gestão de empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialista em carreira, Luciano Salamacha, a credibilidade se sustenta em três pilares: o primeiro é a confiança, o segundo é a coerência e o terceiro é o comportamento.
“Significa que uma pessoa pode até construir uma relação inicial de confiança na equipe, mas se não houver coerência sequer em seus posicionamentos na empresa, a credibilidade é afetada. Da mesma forma, de nada adianta ter uma relação de confiança e ser coerente nos posicionamentos se as atitudes comunicam algo diferente, ainda que seja pequenas atitudes”, diz Luciano.
A credibilidade, no entanto, passa longe do conceito de profissional ‘puxa-saco’, ou daquele perfil ‘tradicional’ e ‘padrão’. Por isso é importante conhecer bem a diferença entre o ‘ser’ e o ‘parecer’ confiável, como acrescenta o fundador da Reachr Soluções Inovadoras em RH, Marcelo Braga.
“A construção da credibilidade deve ser feita passo a passo, mas sem ferir seus valores, crenças, caráter e personalidade. O objetivo final não deve ser de passar credibilidade para alguém a qualquer custo. Procure ser uma pessoa melhor a todo o momento, amplie seus conhecimentos. Gere resultados”, analisa.
Na prática
A nutricionista e consultora do Grupo Lemos Passos, Vanessa Leone, é destas profissionais que aos poucos foi construindo e consolidando esta relação dentro da empresa e junto aos colegas de trabalho. A estratégia que ela adotou foi se mostrar sempre disponível para contribuir com aquilo que sabia e trocar experiências com o grupo.
“É preciso ter humildade, ausência de medo em estar disponível para o outro colega de trabalho, à empresa e à equipe como um todo, sem o receio de que a pessoa se torne melhor que você, ou venha a competir. Ser verdadeiro, contribuir de alguma forma”, afirma.
Há 10 anos na Lemos Passos, a credibilidade que Vanessa conquistou durante esse tempo ajudou ela a implementar ações de redução de resíduos orgânicos em duas unidades. Em menos de um ano, o volume de resíduos produzidos na preparação de refeições coletivas caiu de 2.913 kg para 1.582 kg. Na outra unidade a redução foi de 746 kg para 646 kg. “A credibilidade tem de ser um propósito. Não é só teoria, você tem que praticar para conquistar esta confiança”, analisa a nutricionista.
Para o palestrante e especialista em motivação André Castro, a iniciativa e a tomada de decisões assertivas como fez Vanessa são algumas das atitudes que favorecem o fortalecimento desta credibilidade corporativa. “É alguém que aperfeiçoa os processos, tornando sua prática mais eficiente”, pontua.
E isso tudo com respeito mútuo ao trabalhar com os subordinados e colegas de trabalho, em oposição a mandar os outros a fazerem o que você quer. “Uma pessoa é digna de crédito quando ela consegue estabelecer relações em que o outro se sente confortável em concordar ou discordar de suas ideias e escolhas”, completa André.
CREDIBILIDADE EM FOCO
Para aumentar sua credibilidade A credibilidade se baseia em três características: a primeira é a confiança, a segunda é a coerência e a terceira está no comportamento. É preciso ser coerente com o que faz e com o que diz dentro e fora da empresa. A credibilidade também está ligada à capacidade do profissional de entregar e/ou realizar tudo aquilo a que se compromete e à forma com que essa entrega vai agregar valor na relação com os colegas, com o próprio chefe e com a empresa como um todo.
O que é preciso para mantê-la? O comaninho para construir a credibilidade não é fácil, mas mantê-la é ainda mais difícil. E para destruí-la é uma questão de segundos. Um profissional com credibilidade ganha o respeito de seus colegas e membros da equipe. Por isso é necessário engajamento e entrega para alcançar resultados positivos que foram confiados. Para manter sua credibilidade, um bom profissional também deve ser responsável por suas decisões e suas ações. Quando ele comete um erro, assume o erro cometido e toma as medidas necessárias para corrigir, melhora os processos e torna sua prática profissional mais eficiente na hora de atingir os objetivos.
Cuide da sua imagem A credibilidade do profissional é destruída pelo descuido com a imagem. Cada profissional deve colocar em seu radar dois questionamentos-chave para a manunteção de sua credibilidade. A primeira pergunta é: O que pretendo fazer ou falar corrobora com a construção ou manutenção da minha credibiidade conquistada na empresa? Já a segunda pergunta conclui o processo: O que pretendo fazer ou falar pode colocar em risco a credibilidade conquistada? O cuidado é uma tarefa constante.