Assine

Prouni oferta mais de 214 mil bolsas para estudantes; inscrições começam terça (31)


 

Ao todo, são 214.110 bolsas ofertadas para estudantes de todo o país. Na Bahia, são 13.049 bolsas. As inscrições iniciam na próxima terça-feira (31) e encerram dia 3 de fevereiro

  • Da Redação

Publicado em 27/01/2017 às 16:38:00
Atualizado em 16/04/2023 às 13:08:00

Quem deseja ingressar no ensino superior através do Programa Universidade para Todos (Prouni) terá ainda mais chances este ano. Com 214.110 bolsas ofertadas para estudantes de todo o país, o programa registra o maior número desde sua criação, em 2004. As inscrições para o processo seletivo começam à meia noite da próxima terça-feira (31) e encerram às 23h59 (horário de Brasília) do dia 3 de fevereiro. Na Bahia, são 13.049 bolsas, sendo 5.483 integrais e 7.566 parciais. 

Em Salvador, há oferta de vagas em 126 cursos em 33 instituições. No curso de medicina, por exemplo, há 17 vagas para estudantes cotistas e cinco vagas em ampla concorrência na Universidade Salvador (Unifacs). Na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) há mais duas vagas em ampla concorrência e sete para cotistas. Em Direito, há oferta em 13 instituições na capital. A que mais oferece vagas é Universidade Católica do Salvador (Ucsal), com 29 bolsas para cotistas e 9 para ampla concorrência.

Já em Engenharia Civil, o número de bolsas ofertadas é maior. Somente na Área 1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia, são 40 vagas para ampla concorrência no turno matutino e mais 30 no noturno, também para ampla concorrência. Os estudantes já podem fazer a pesquisa de vagas através do site www.prounialuno.mec.gov.br//consulta/publicaDo total de bolsas no país, 103.719 são integrais e 110.391 parciais – nas quais o governo federal assume 50% da mensalidade. Assim como no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para ter acesso ao site do programa, o candidato deve informar o número de inscrição e a senha usados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. É possível escolher até duas opções de curso, selecionando a ordem de preferência. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet através do site www.siteprouni.mec.gov.br

Requisitos

Podem concorrer às bolsas os estudantes que ainda não têm diploma de curso superior e que tenham alcançado pelo menos 450 pontos na média global do Enem e não tenham zerado a redação. É preciso ter cursado o ensino médio em escola pública ou, na condição de bolsista integral, na rede particular. Também é necessário comprovar renda familiar de até um salário mínimo e meio para ter direito à bolsa integral e de até três salários mínimos para a parcial. Podem participar ainda as pessoas com deficiências e professores do magistério da rede pública que integrem o quadro permanente da instituição de ensino e desejem fazer cursos de licenciatura. Nesse último caso, não há requisitos de renda.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 6 de fevereiro. O prazo para comprovação das informações fornecidas nesta chamada será do dia 6 até o dia 13 de fevereiro. No dia 20 de fevereiro, é a vez do resultado da segunda chamada. A comprovação dos dados desta chamada acontecerá entre os dias 20 e 24 de fevereiro. O prazo para participar da lista de espera é entre os dias 7 e 8 de março. O comparecimento dos candidatos para a entrega da documentação acontece nos dias 13 e 14 de março.BolsasNo ano passado, foram ofertadas 203.602 bolsas, 10.508 a menos que este ano. O Prouni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas de educação superior. Desde sua criação, o programa já atendeu mais de 1,9 milhão de estudantes no país.O ministro da Educação, Mendonça Filho, destacou que o aumento de vagas no ProUni é a ampliação de oportunidades para os estudantes conquistarem bolsas de ingresso na educação superior. “Todas as políticas públicas colocadas à disposição dos jovens brasileiros, em especial na área da educação superior, estão preservadas e ampliadas”, afirmou.