Assine

Marquezine acusa governo de ‘descaso’ e cobra medidas contra óleo em praias


 

Atriz também mandou mensagem de apoio ao povo nordestino

  • Da Redação

Publicado em 21/10/2019 às 23:04:00
Atualizado em 20/04/2023 às 10:14:05
. Crédito: Foto: Reprodução

Foto: Reprodução A atriz Bruna Marquezine usou as redes sociais para criticar o governo de Jair Bolsonaro que, segundo ela, "age com descaso" e prefere "apontar dedos do que decretar estado de emergência" a buscar "ajuda de outros países". Nesta segunda-feira (21), ela postou em seu Instagram um textão no qual cobra uma ação mais efetiva do presidente e seus comandados para conter o avanço da mancha de óleo que já se espalha por mais de 2 mil quilômetros do litoral nordestino.

"Precisamos exigir que as autoridades tomem atitudes urgentes. O governo e os órgãos competentes, assim como instituições especializadas, que dispõe de capital humano e da tecnologia de ponta, dos equipamentos técnicos e do conhecimento necessário, precisam atuar imediatamente para conter o avanço do petróleo e tomar toda e qualquer providência para minimizar os dados causados ao nosso ecossistema, já que não é possível reverter totalmente os impactos do derramamento", escreveu a atriz.

Ela destacou o que considerou inércia do governo, para quem o petróleo cru vai gerar um dano ao meio ambiente que poderá levar décadas para se recuperar.

"Pra você que ainda escolhe ter uma postura tola, 100% política e partidária, radical e infantil diante de uma calamidade destas, saiba que a contaminação do petróleo não fica apenas na superfície. Parte do petróleo se dissolve na água, assim contaminando os animais marinhos podendo contaminar toda a cadeia alimentar da qual nós fazemos parte", lembrou a atriz.

Ela ainda enfatizou que os governos estaduais e municipais não têm "preparo e estrutura" para lidar com o vazamento do óleo.

"Ao povo nordestino e a todos os voluntários, a minha eterna gratidão. O mundo está vendo que vocês estão limpando o óleo do nosso mar no braço. Obrigada. Eu, do fundo do meu coração, queria poder estar aí, fisicamente, me sentindo mais útil nessa luta. Por último, por favor, tomem os cuidados necessários para preservar a saúde e continuem documentando tudo que está acontecendo e o quanto o nosso meio ambiente, vocês e consequentemente todos nós estamos sendo afetados", comentou a atriz.