Assine

Ativista fica nua durante voto de Silvio Berlusconi na Itália


 

Coalisão de direita deve vencer pleito eleitoral

  • Da Redação

Publicado em 04/03/2018 às 13:43:00
Atualizado em 18/04/2023 às 03:29:04
. Crédito: Foto: AFP

Quando o ex-premiê Silvio Berlusconi estava prestes a entregar a sua cédula de votação, nas eleições italianas deste domingo (04), uma ativista subiu na mesa e fez topless, para protestar. Os analistas preveem que a única coalizão com chance de alcançar uma maioria absoluta é a coalizão de centro-direita ancorada pelo partido Força Itália, de Berlusconi. A coalizão inclui a Liga, que é contra a imigração, e o partido nacionalista e neofascista Irmãos da Itália. 

Houve relatos de falhas no início das eleições da Itália. Em Palermo, 200 mil cédulas tiveram de ser reimpressas durante a noite, porque foram entregues os papéis errados. Em Mantova, onde os eleitores também estão escolhendo a liderança da região da Lombardia, o logotipo do candidato regional do Partido Democrático foi impresso erroneamente. Foto: AFP Mais de 46 milhões de italianos estão aptos para  escolher os parlamentares que legislarão pelos próximos cinco anos, e, se os analistas estiverem corretos, o país terá um Parlamento dividido. O resultado gera especulações sobre os diversos cenários possíveis que podem se desenhar a partir de segunda-feira, quando a apuração oficial será conhecida.

As pesquisas mais recentes de intenção de voto sugerem que o Movimento 5 Estrelas deve receber o maior número de votos, mas os mecanismos das eleições italianas favorecem coalizões em detrimento de siglas únicas. Dessa forma, os 28% de intenção de voto para o 5 Estrelas, calculados pelo instituto YouTrend, perdem para os 36,8% da coalizão de centro-direita formada pelo Força Itália, do ex-primeiro ministro Silvio Berlusconi, pelo Liga Norte e o Irmãos da Itália. Nesse cenário, o presidente Sergio Mattarella provavelmente daria à aliança majoritária a tarefa de formar um governo de maioria.