Assine

Seleção brasileira feminina estreia bem e goleia China por 3x0


 

Com o resultado, meninas assumem a liderança do Grupo E

  • Ivan Dias Marques

Publicado em 03/08/2016 às 18:10:00
Atualizado em 15/04/2023 às 22:58:25

A seleção feminina deixou uma ótima impressão em sua estreia nos Jogos Olímpicos do Rio-2016. Ontem, no estádio do Engenhão, as brasileiras se impuseram, criaram bastante e não deram chance à China. O placar de 3x0 mostrou bem o que foi a partida. Mônica, Andressa Alves e Cristiane marcaram os gols da seleção, que agora parte para Manaus, onde enfrenta a África do Sul na próxima terça, às 22h.

Aparentando um certo nervosismo, seleção brasileira começou o jogo buscando o ataque. De longe, Cristiane experimentou antes dos 5, mas a goleira Lina Zhao segurou firme. Não era a melhor opção para a camisa 11 brasileira, que tinha três companheiras em melhor posição.Brasil dominou e venceu partida facilmente (Foto: AFP)Apesar do estádio pouco cheio, o público jogava junto desde o início, intercalando com momentos de silêncio e apreensão. Mas era só o Brasil se aproximar que as batidas de pés no chão e os gritos aumentavam. Aos 13, Cristiane teve ótima chance. Tamires cruzou na esquerda e atacante pegou de primeira. Lina Zhao pulou certo e mandou para escanteio.

Apesar de alguns erros na saída de bola, o Brasil corria pouco perigo na defesa. No ataque, as bolas altas eram muito exploradas. Formiga e Beatriz tentaram sem sucesso. A camisa 16 voltaria a tentar o gol em jogada indivdual. Ela entrou pela esquerda cortou a zagueira e bateu prensado. Muito marcada e aberta pela direita, Marta pouco aparecia no jogo.

Aos 30, o Brasil começou uma blitz. Foram três escanteios em pouco mais de dois minutos. Foram duas chances desperdiçadas. Primeiro, Cristiane até conseguiiu supera Lina Zhao, mas não contava com o pé salvador de Shanshan Liu debaixo da trave. Na sobra, da marca do pênalti, a baiana Formiga bateu torto.

CONFIRA AQUI TODAS AS NOTÍCIAS DA OLIMPÍADAUma hora ia ter que sair o gol. E ele veio aos 35, quando a torcida já jogava junto mais ainda aos gritos de “Brasil! Brasil!”. Marta cobrou falta em direção à área, Lina Zhao saiu mal e a bola sobrou pra Mônica, de cabeça, mandar para o fundo das redes. Brasil 1x0 China.As chinesas resolveram sair pro jogo e apertar a marcação na saída de bola brasileira. Nos descontos, em bola enfiada, a goleira Bárbara estava atenta e saiu com os pés para impedir que  Shanshan Wang empatasse o jogo. Na sequência, a baiana Fabiana recuou uma bola mal e quase marca contra.

A China começou o segundo tempo afim de jogo. Com menos de dois minutos, Shuang Wang entrou de frente para Bárbara, mas Formiga, dona do meio-campo brasileiro e em atuação impecável, desarmou a chinesa na hora H. O Brasil respondeu rápido. Beatriz, sempre bem na esquerda, entrou livre em diagonal e cruzou mas a zaga chegou antes de Cristiane. Na sobra, Fabiana cruzou alto e quase engana Lina Zhao.

Quando as asiáticas dominavam a maior parte das ações, a seleção fez o segundo. Andressa, que havia acabado de entrar no lugar de Thaisa, lançou Marta na direita. A craque brasileira entrou em velocidade e, como manda o figurino, cruzou para trás. Andressa Alves, de primeira, fez 2x0 para o Brasil e soltou mais uma vez o grito da garganta dos torcedores.

O gol acabou com o ímpeto chinês e deu tranquilidade às brasileiras. Aos 20, Marta quase marca um golaço após fazer fila na defesa asiática. Lina Zhao se esticou toda e mandou para escanteio. O Brasil só voltaria a ameaçar com força aos 40, quando, após escanteio, a baiana Rafaelle tentou cabecear mas tocou de leve. A bola ficou pererecando na área e ninguém conseguiu estufar a rede.

Depois de insistir o jogo inteiro, Cristiane acabou premiada já aos 44. Tamires cobrou falta rápido, Andressa levantou na área e a camisa 11 aproveitou saída ruim de Lina Zhao para só desviar de cabeça para o gol vazio. Brasil 3x0 e grito de olé no Engenhão. Que estreia!