Assine

Escadas rolantes são interditadas no aeroporto por conta de obras


 

Equipamento voltará a operar provisoriamente no dia 6 de dezembro

  • Da Redação

Publicado em 20/11/2018 às 12:09:00
Atualizado em 19/04/2023 às 04:13:04
. Crédito: Foto: Mauro Akin Nassor/Arquivo CORREIO

Quem circulou pelo Aeroporto Internacional de Salvador nesta terça-feira (20) deve ter percebido que as escadas rolantes próximas aos caixas eletrônicos (térreo) e à Praça de Alimentação (1º andar) estão interditadas. Elas vão continuar assim até o dia 5 de dezembro com a realização de intervenções preliminares para a construção da nova área de embarque e reposicionamento de escadas e elevadores.

De acordo com a Vinci Airports, concessionária que administra o terminal, durante o período da interdição, os deslocamentos entre os andares devem ser realizados pelas escadas e elevador em frente ao check-in, que seguem funcionando normalmente.

A concessionária recomenda ainda que os passageiros que forem embarcar no Aeroporto de Salvador, e precisarem se deslocar até o Terminal de Passageiros usando veículos particulares, que desembarquem no 1° andar, onde fica a área de check-in.

No dia 6 de dezembro, as escadas rolantes centrais voltarão a operar provisoriamente, até a entrega do novo conjunto de equipamentos, em abril de 2019. O conjunto antigo só será desativado quando o novo estiver em pleno funcionamento, explica a assessoria da Vinci.

Concluído o reposicionamento dos equipamentos de circulação vertical – que sairão da área central para a lateral, próxima à entrada e saída do aeroporto –, a Praça de Alimentação será ampliada em 40%, melhorando assim o fluxo de passageiros no terminal. Essa medida também possibilita a implantação da nova área de embarque no segundo piso.

Mais eficientes O novo conjunto de circulação vertical contará com equipamentos modernos. As nove escadas rolantes terão capacidade de transportar até 9 mil pessoas por hora. Com acabamento moderno, elas foram projetadas para atender empreendimentos com fluxo intenso, têm deslocamento suave e consomem menos energia que as atuais.

Já os 11 elevadores têm capacidade para transportar até 26 pessoas e operam na velocidade de um metro por segundo. Os novos equipamentos contam com máquinas de tração sem engrenagens, ou seja, apresentam melhor desempenho e não precisam de óleo, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Sobre as obras As mudanças fazem parte do cronograma de obras previsto no contrato de concessão do aeroporto em que a Vinci Airports assumiu a gestão das operações no terminal. As obras estão divididas em duas fases (1B e 1C), nos próximos quatro anos. A primeira foi iniciada em abril de 2018 e tem previsão de conclusão em outubro de 2019. A segunda tem conclusão prevista para outubro de 2021.

Esta primeira fase envolve ampliação e modernização do terminal de passageiros existente, mudanças no embarque e desembarque, modernização de banheiros e fraldários, melhorias na sinalização, instalação de novos sistemas de ar condicionado e ventilação, adequação na infraestrutura na área das aeronaves, entre outras melhorias.