Assine

Salvador terá réveillon de frente pro mar


 

Capital terá 70 horas de música nos cinco dias de festa em novo endereço, a Boca do Rio

  • Amanda Palma

Publicado em 06/09/2017 às 05:30:00
Atualizado em 17/04/2023 às 12:39:07
. Crédito: Foto: Raphael Dias/GShow

Se um bom festival costuma ter música, comida e esporte, o Réveillon de Salvador reúne mar, fogos de artifício e energias renovadas para um novo ano. E, para dar as boas-vindas a 2018, a capital baiana terá um pouco das duas coisas: as primeiras 23 atrações do do Festival Virada Salvador 2018 foram anunciadas ontem pela prefeitura. De 28 de dezembro a 1º de janeiro, serão 70 horas de música em um novo endereço: a orla da Boca do Rio.

Mais de 2 milhões de pessoas são esperadas no novo espaço, batizado de Arena Cidade da Música, mas que, durante oréveillon, vai se chamar Circuito Daniela Mercury, como já acontecia na Praça Cayru. 

A tradicional virada de ano vai ser comandada mais uma vez por Ivete Sangalo, que também fez a virada entre 2015 e 2016. Além dela, 22 atrações já foram confirmadas: Gilberto Gil, Skank, Daniela Mercury, Marília Mendonça, Jorge & Mateus, Matheus & Kauan, Luan Santana, Danniel Vieira, Harmonia do Samba, Léo Santana, Psirico, Claudia Leitte, Bell Marques, Margareth Menezes, Aviões, Wesley Safadão, Solange Almeida, DJ Alok, Saulo, Rafa e Pipo, Avenida Se7e e Amanda Santiago.

As datas de apresentação dos artistas ainda não foram fechadas, já que outras atrações estão em negociação. Confirmado, Gilberto Gil já se prepara: “Alô Salvador!! Dia 28 de dezembro temos um encontro marcado para celebrar a chegada de 2018”, postou no Twitter, antecipando o dia do show.

Quem também já comemora é Léo Santana. “Fazer a alegria dos meus conterrâneos e de turistas que vêm do mundo todo para curtir as festas de fim de ano na Bahia é um prazer indiscritível”, disse.

Márcio Victor, vocalista do Psirico, falou da expectativa: “É uma enorme alegria tocar nessa festa que tem uma energia incrível e tão eclética. Esse evento tem um sabor especial porque fazer o que mais amo na  vida, no Ano-novo e na cidade que nasci é puro amor!”.

“Será, sem dúvida, uma linda festa e, pelo que tudo indica, melhor ainda do que a última”, comentaram Rafa e Pipo Marques. Bell Marques também disse estar animado. “Pra mim, após tantos anos de carreira, é muito gratificante continuar integrando eventos de grande porte e da qualidade do Festival da Virada Salvador”, comentou.

Novo endereço Todas as atrações vão se apresentar numa área de 55 mil m², próximo ao Parque dos Ventos e ao antigo Aeroclube. A mudança de lugar foi estratégica, para atender à crescente demanda de público, disse o prefeito ACM Neto (DEM), em entrevista ontem, no Hotel Golden Tulip, no Rio Vermelho.

“Com esse crescimento do Réveillon, nós sentimos a necessidade de oferecer a quem frequenta um novo espaço, porque a Praça Cayru ficou pequena. Havia alguns gargalos, elementos de pressão, que as pessoas se questionavam se valia a pena ir”, explicou o prefeito. Além disso, a ideia era atender ao pedido de quem tem a tradição de pular as ondas na virada do ano.

“Era um desejo de todos ter um Réveillon casado com areia, com o mar. As pessoas que iam para a Cayru não tinham a oportunidade de colocar os pés na areia porque não tinha acesso possível”, completou. Para garantir que o acesso à praia seja garantido na virada, a prefeitura vai fazer uma série de intervenções nesse trecho da orla.

No entanto, o acesso à festa vai continuar sendo controlado por meio de revistas, como já aconteceu nos anos anteriores. O acesso vai ter apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal, segundo o prefeito. A mudança foi conversada com a PM, segundo ele. 

Estrutura Uma superestrutura vai ser montada para que a orla fique com jeito de festival. O palco principal terá três dimensões, com 800 m² de área, coberto com iluminação em LED.

O horário da festa mudou e vai começar mais cedo, às 16h. A ideia é que, nesse horário, se iniciem outras atividades como as da feira de economia criativa, espaço kids, vila gastronômica e atividades esportivas, além de um segundo palco, montado no anfiteatro do Parque dos Ventos. Haverá um espaço para homenagear o Centro Histórico, a Vila Pelô, onde haverá oficinas.

No projeto da prefeitura, se estuda a possibilidade de implantar uma roda gigante – tradicional nos grandes festivais de música pelo mundo. “ Ao longo dos meses anunciaremos todas as novidades que englobam esse novo projeto”, disse o presidente da Saltur, Isaac Edington.

De acordo com o prefeito ACM Neto, as atividades também devem acontecer ao mesmo tempo para possibilitar ao público a escolha de curtir outras coisas, além das atrações do palco principal. Para a chegada de 2018, um show piromusical de 15 minutos vai brilhar no céu da Boca do Rio. 

Também está confirmada a queima de fogos em outros bairros. “Provavelmente vão ser os mesmos pontos de show pirotécnico do ano passado, que foram 18 pontos diferentes”, afirmou Isaac Edington.