NO PRATO

Confira duas receitas para comer pinaúna em casa

Caldo e ovo com pinaúna são ensinados por José Morchon, chef da La Taperia

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 6 de abril de 2024 às 11:00

Pinaúna em preparo com ovas cruas Crédito: Marina Silva/CORREIO

A pinaúna, odiada nas praias pelos espinhos que ferem, pode ser uma aliada na cozinha. Talvez você não saiba, mas o ouriço-do-mar, que na Bahia recebeu um nome do tupi-guarani que significa farpa-preta, é uma boa fonte de proteína: cada 100 gramas dele tem 13 gramas de proteína. O chef de cozinha José Morchon, fundador do restaurante La Taperia, em Salvador, ensinou duas receitas para experimentar em casa. Confira:

Caldo de Pinaúna

Ingredientes: Cebola, cenoura, pimentão verde e vermelho, tomate, alho (2 dentes), alho poro e salsão (1 unidade de cada).

Água: 2 litros

Modo de preparo: Cozinhar por 50 minutos os vegetais

Depois, colocar ovas de 15 a 20 pinaúnas

Deixar reduzir por mais 40 minutos

Colocar erva doce e sal a gosto

Bater no liquidificador/ou triturar de outro modo e coar. 

Rendimento: 10 porções pequenas de caldo.

Ovos com pinaúna

Ingredientes: 2 ovos, 1/2 cebola picada bem fina, 3 dentes de alho picados bem fino, 1 tomate bem maduro ralado, erva doce a gosto, sal e pimenta do reino ao gosto, azeite de oliva, ovas de 3 pinaúnas cruas.

Modo de preparo: Coloque a cebola, o alho e o tomate em um frigideira untada com azeite. Misture até reduzir. Coloque, em seguida, os ovos mexidos com a erva doce. Depois, imediatamente coloque as ovas da pinaúna e mexa. Deixe do ponto desejado - mais cru ou mais passado.