Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Ativista indígena baiana Alice Pataxó entra na lista de mulheres mais influentes de 2022

Nome de Alice foi indicado pela ativista paquistanesa Malala Yousafzai

  • D
  • Da Redação

Publicado em 11 de dezembro de 2022 às 09:00

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: Arquivo Pessoal

A ativista e jornalista baiana Alice Pataxó aparece na lista da BBC das 100 mulheres mais influentes e inspiradoras de 2022. A indígena de Prado, no sul baiano, está ao lado de nomes como da deputada federal eleita Erika Hilton, da atriz Rita Moreno e da cantora Billie Eilish. Clique para ver a lista completa. 

O nome de Alice foi indicado pela ativista paquistanesa Malala Yousafzai, que parte da lista no ano passado. "Estou orgulhosa de indicar Alice Pataxó para a lista desse ano da BBC. O compromisso inabalável de Alice em lutar pela ação climática, igualdade de gênero e direitos indígenas me dá esperança de que um mundo sustentável e mais igualitário esteja ao nosso alcance", escreveu Malala.

Com mais de 170 mil seguidores nas redes sociais, Alice trata de questões ligadas ao indígenas, falando de demarcação de territórios, preconceitos sofridos e também relatos mais cotidianos sobre os Pataxós. 

No ano passado, ela esteve na 26ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26), que aconteceu na Escócia. 

"É um prazer imenso receber essa homenagem, não só pelo trabalho que desenvolvemos na luta por um mundo sustentável no amanhã, mas por ter como reconhecida a importância da participação dos nossos Povos Indígenas para alcançar esse objetivo. É a certeza de que não lutamos sozinhos", escreveu Alice, celebrando a homenagem. 

Além de Alice e Erika Hilton, a lista conta com uma terceira brasileira, a senadora Simone Tebet, que foi candidata a presidente esse ano.