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Da Redação
Publicado em 15 de março de 2023 às 17:20
- Atualizado há 2 anos
Como já é de costume, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor da Bahia (Procon-BA), divulgou o ranking das empresas que mais foram alvo de reclamações no Dia Mundial do Consumidor, celebrado nesta quarta-feira (15). Pelo sexto ano consecutivo, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) figura como a líder em queixas dos clientes. O evento foi realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, na Piedade. >
No ano passado, a Embasa recebeu 318 reclamações, sendo que apenas 65 foram atendidas pela empresa. A Coelba Neoenergia aparece em segundo lugar, com 172 reclamações cadastradas e 35 atendidas. Três empresas de telefonia (Oi, Claro e TIM) também contabilizam reclamações, com 160, 118 e 114, respectivamente.>
As lojas de varejo Casas Bahia (119) e Magazine Luiza S/A (95) também aparecem no Cadastro de Reclamações Fundamentadas. As 15 empresas que mais recebram reclamações no Procon-BA em 2022 (Foto: Reprodução) “A composição do cadastro se dá pelas reclamações cuja complexidade ou ausência de resolução no atendimento exige a instauração de um processo administrativo ou mobilização de uma audiência de conciliação”, explicou Adriana Menezes, diretora de atendimento de orientação ao consumidor do Procon.>
Ao todo, o Procon, órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH), realizou 37.718 atendimentos nos postos instalados em diversas localidades do estado.>
Desse total, foram formalizadas 4.584 reclamações contra fornecedores de diversos segmentos, que incluem serviços financeiros (cartões de créditos e empréstimos consignados) e essenciais (energia elétrica, água e esgoto e telefonia).>
Os maiores problemas trazidos pelos consumidores ao Procon-BA estão relacionados a cartões de crédito, débito e lojas, totalizando 3.707 atendimentos; energia elétrica 3.097; água e esgoto com 2.383; e crédito consignado e demais modalidades 1.784 atendimentos. Já pelo serviço virtual, através do site ‘www.consumidor.gov.br’, foram realizados 72.923 mil atendimentos.>