Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Incêndio atinge navio no Porto de Aratu

Acidente aconteceu durante carregamento de propeno

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de dezembro de 2013 às 19:38

 - Atualizado há 2 anos

Incêndio atingiu navio em portoUm incêndio atingiu um navio no píer de gás do Porto de Aratu em Candeias na noite desta terça-feira (17). O 14º Grupamento de Bombeiros Militares (Madre de Deus) enviou uma equipe ao local.  Segundo informações da Marinha, 2 tripulantes ficaram feridos.

O navio atingido estava carregado de gás propeno e o acidente começou durante o carregamento no porto, quando uma explosão aconteceu. Parte do porto foi interditada. O presidente da Companhia de Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Rebouças, afirmou que não há riscos de novas explosões, segundo o Jornal Nacional.

Segundo uma moradora da Ilha de Maré, foi possível ver as chamas e a fumaça de lá. Uma forte explosão foi ouvida e logo depois o fogo começou, de acordo com a testemunha, que teme que a fumaça estivesse carregando elementos tóxicos.

Em nota, a Codeba informou que o incêndio no navio Golden Muller foi controlado por volta das 19h, cerca de 1h depois do início do fogo, por equipes do Corpo de Bombeiros e da Marinha. O fogo começou na unidade de reliquefação, que opera a bordo, dentro do navio. A causa aparente foi uma falha no compressor desta unidade durante o carregamento do gás propeno, que estava sendo bombardeado.

O incêndio aconteceu no píer do terminal de operação de gás e líquido, utilizado pela empresa Tequimar, responsável pela operação de carregamento do navio, que é contratado para exportar o propeno produzido pela Braskem.

A área de operação de gás e líquidos do porto foi suspensa, mas a atividade segue normalmente nos terminais de sólidos. O Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), disse em nota que o navio e a área do porto foram evadidos e não há informações de vítimas ou vazamento para o meio ambiente.

FeridosEm nota, o Comando do 2º Distrito Naval informou que a explosão no navio aconteceu por volta das 17h40 de hoje, quando 15 tripulantes estavam a bordo. Militares da Base Naval de Aratu perceberam a explosão e foram deslocados até o local. Os tripulantes foram resgatados pelo navio "Tenente Boanerges" e receberam cuidados médicos. Dois deles apresentaram ferimentos leves.

O fogo foi combatido pela Brigada de Incêndio do Porto de Aratu, apoiada por seis rebocadores, três deles com canhões d'água. Segundo a Marinha, o incêndio continuava até por volta das 21h30.