Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Carol Aquino
Publicado em 25 de abril de 2018 às 07:23
- Atualizado há 2 anos
Após mais de um ano sem radares em funcionamento, o município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, vai ganhar 58 equipamentos a partir do dia 2 de maio, quando serão instalados pelo consórcio vencedor da licitação promovida pela Prefeitura em 2017.
A instalação começará pela Estrada do Coco (BA-099), que na cidade ganha o nome de Avenida Santos Dumont. Serão 21 radares implantados no marco zero (Aeroporto) até a divisa com Camaçari, no km 7,5. As informações são do secretário de Trânsito, Transporte e Ordem Pública, Olinto Borri.
Em seguida, serão instalados equipamentos nas avenidas próximas à Estrada do Coco, a Dr. Gerino Souza Filho e a Luiz Tarquínio. Outras vias a receber o equipamento são as avenidas Fortaleza, Praia de Itapuã, Praia de Copacabana, Priscilla Dutra e Beira Rio.
“É importantíssimo deixar claro que está mais que provado que o controle da velocidade salva vidas. O radar nada mais é do que um controle de velocidade”, disse o secretário, apontando que o número de acidentes subiu no período em que os equipamentos não estavam em funcionamento, mas não soube precisar de quanto foi esse crescimento.
Menos quebra-molas A quantidade de equipamentos existentes na cidade vai crescer em relação a 2016. Enquanto naquela época eram 23 equipamentos em todo o município, até o início do mês de agosto serão 58 equipamentos em funcionamento. O motivo, segundo Olinto Borri, é a retirada de algumas lombadas (quebra-molas) de certas avenidas.
“Na Avenida Praia de Itapuã, Praia de Copacabana, Fortaleza, Luiz Tarquínio e Priscilla Dutra, a intenção é retirar os quebra-molas e colocar lombadas eletrônicas”, disse o gestor, se referindo aos radares que apontam a velocidade com que o veículo se aproxima do equipamento. O limite máximo dentro do município é de 60 km/h, restrito a algumas avenidas.
Apesar do aumento de número de radares, o secretário rechaçou a existência de uma 'indústria de multas' no município. “Só se poderia falar em indústria de multas se não houvesse sinalização dos limites de velocidade, o que não é o caso”, destacou o secretário.
Inteligência compartilhada Os equipamentos contratados pela Prefeitura de Lauro de Freitas fazem registro de infrações por meio de imagens de vídeo, que serão compartilhadas em tempo real com o Centro de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
“Alarmes de placas de carros roubados estão linkados tanto com o Centro de Inteligência da SSP quanto à base de dados do Detran, ajudando de identificar carros roubados, clonados”, revelou o Olinto. As imagens podem ser usadas também para ajudar na detecção e investigação de outros crimes.