Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 4 de abril de 2011 às 08:57
- Atualizado há 2 anos
Redação CORREIO>
Pesquisa da Ipsos Marplan revela que o número de leitores do CORREIO cresceu 70% em 2010, ultrapassando seu principal concorrente, que registrou queda de 6% no ano. O Instituto Ipsos Marplan é um dos mais respeitados do país, especializado em estudos e pesquisas sobre hábitos e consumo de mídia. O jornal da Rede Bahia registrou significativo crescimento todos os dias, em todas as faixas de renda e de idade - em leitores exclusivos, o CORREIO subiu 115% em 2010. >
O expressivo aumento no número de leitores constatado pela Ipsos Marplan confirma a liderança do CORREIO no estado da Bahia, já registrada pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC), que desde setembro aponta a vantagem do jornal sobre seu principal concorrente. Em fevereiro, o CORREIO chegou a média de 54.457 exemplares vendidos diariamente - contra 45.553 do segundo colocado no esta do - e alcançou o 20% lugar no país. “O CORREIO foi o jornal brasileiro que mais cresceu em 2010. O leitor baiano aprovou seu projeto moderno, inovador e acessível”, afirma Luiz Albuquerque, diretor executivo do CORREIO.>
Homens e mulheres Os dados da Ipsos Marplan mostram que o CORREIO é o jornal mais lido, tanto pelo público masculino quanto feminino: são 357 mil leitores homens, contra 323 mil do concorrente, e 305 mil leitoras; o concorrente tem 284 mil. O CORREIO cresceu 68% entre o público masculino e 77% entre o feminino. A queda do segundo colocado foi de, respectivamente, 7% e 5%.>
O CORREIO cresceu em todas as classes, de acordo com a Ipsos Marplan. Na classe A/B, o jornal da Rede Bahia subiu 29% e o concorrente caiu 19%. Na classe C, a que mais cresce no Brasil, o CORREIO cresceu 113%, enquanto o diário segundo colocado cresceu apenas 9%. Nas D/E, a Ipsos Marplan registrou um crescimento de 64% do CORREIO e queda de 9% do concorrente.>
A Ipsos Marplan aponta ainda um crescimento significativo de leitores do jornal da Rede Bahia em todas as faixas etárias. Em 2010, o CORREIO cresceu 80% entre os jovens de 10 a 19 anos, 84% na faixa de 20 a 29 anos, 83% na de 30 a 39, 73% na de 40 a 49 e 40% na faixa acima de 50 anos. O jornal da Rede Bahia cresceu ainda em todos os dias da semana, com destaque para a sexta-feira, quando o aumento foi de 93%. No domingo, o CORREIO aumentou seu número de leitores em 61% - o principal concorrente teve uma queda de 15%.>
Jornal lidera no IVC desde setembroDois anos depois de fazer sua reforma editorial e gráfica, o CORREIO assumiu a liderança em circulação na Bahia, em setembro, ultrapassando pela primeira vez seu principal concorrente no estado, de acordo com o Instituto Verificador de Circulação (IVC). Em setembro, a média do CORREIO foi de 47.239 exemplares diários. Nos seis meses seguintes, a diferença para o concorrente - que era de aproximadamente 3 mil jornais - só fez aumentar. Em fevereiro, o jornal da Rede Bahia chegou a 54.457 contra 45.553 do segundo colocado, uma diferença de quase nove mil jornais por dia. De acordo com os números do IVC, o CORREIO foi também o jornal com maior índice de crescimento no país no ano passado: 77%.>