Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Osba realiza concerto gratuito no próximo domingo (25); saiba mais

A apresentação faz parte da Série Manuel Inácio da Costa, que leva a sinfonia para igrejas e museus de Salvador

  • Foto do(a) author(a) Yan Inácio
  • Yan Inácio

Publicado em 21 de maio de 2025 às 14:35

Programação
Programação Crédito: Caio Lírio

A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) apresenta neste domingo (25) o concerto “Uma Manhã na Itália”, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Colégio Antônio Vieira, no bairro do Garcia. A regência ficará a cargo da maestra convidada Sarah Higino e solo da soprano terá Marly Montoni, em um programa dedicado a compositores italianos. A entrada é gratuita e sujeita à lotação do espaço, que possui estacionamento gratuito.

A apresentação integra a Série Manuel Inácio da Costa, que leva a Osba a igrejas e museus de Salvador. O repertório reúne trechos de composições de Puccini, Rossini e Verdi, mestres da ópera italiana, além de trechos da ópera “Lo Schiavo”, do paulista Carlos Gomes, considerado o maior compositor operístico das Américas do século XIX, cuja obra foi fortemente influenciada pela tradição lírica italiana.

Mestra em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, na qual também se graduou em Piano e Regência Orquestral, a maestra fluminense Sarah Higino ressalta que o programa evidencia a intensidade típica da ópera italiana. Higino também destaca que parte do repertório será composto por uma sequência de três árias compostas por Giuseppe Verdi, extraídas das óperas “Aida”, “Il Trovatore” e “Un Ballo in Maschera”, sendo uma boa oportunidade para quem gosta deste compositor ou para quem quer conhecer melhor este mestre da ópera italiana.

“Teremos as melodias intensas de Verdi, com sua característica escrita vocal que desafia e valoriza a intérprete. Será um concerto que vai encantar quem já ama ópera e também tem tudo pra ser inesquecível para quem está chegando neste universo”, afirma a regente.

Responsável pelas partes vocais da apresentação, a soprano paulista Marly Montoni volta a se apresentar com a OSBA, após participações com a Orquestra pela Série Jorge Amado, no projeto OSBArris e no Festival Música em Trancoso. “Esse repertório da ópera romântica italiana faz parte de mim. Cantar essas personagens fortes e decididas sempre me fascinou. É o tipo de música que tira o melhor da minha voz”, comenta Montoni.