Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Scanner 3D é usado em perícia de igreja que desabou sobre trabalhadores na Bahia

Equipamento de alta precisão foi usado por equipes de Jequié e Vitória da Conquista para mapear local do acidente

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Carol Neves

Publicado em 16 de junho de 2025 às 10:18

Teto de igreja cedeu
Teto de igreja cedeu Crédito: Divulgação

A queda do telhado de uma igreja em Jequié, no sudoeste da Bahia, levou peritos a utilizarem tecnologia de ponta para analisar a cena do acidente. O desabamento aconteceu durante uma obra de reforma na Igreja de São Judas Tadeu e deixou trabalhadores feridos.

Para registrar com precisão o cenário e preservar os vestígios, equipes das Coordenadorias Regionais de Polícia Técnica de Jequié e de Vitória da Conquista usaram um scanner 3D. O equipamento, que faz varreduras detalhadas por meio de feixes de laser, permite que os peritos revisitem digitalmente o local e realizem medições com exatidão mesmo dias após o ocorrido.

“Assim que tomamos conhecimento do acidente, solicitamos o apoio da Macrorregional Planalto, cuja sede é Vitória da Conquista, para nos auxiliar com o scanner 3D, que seria muito importante neste tipo de evento por nos permitir revisitar o local e realizar medições preservando os vestígios”, afirmou Gustavo Mutti, coordenador da Polícia Técnica em Jequié. A ferramenta pode ser aplicada em investigações de diferentes naturezas, incluindo acidentes, cenas de crime e perícias de engenharia.

A perícia realizada na igreja busca entender as causas do desabamento e levantar possíveis falhas estruturais. 

Acidente

Segundo o diretor da Defesa Civil do município, Murilo Bulhões, o local estava em reforma e as vítimas são operários que trabalhavam no local. O acidente aconteceu por volta das 8h do último dia 10, quando o teto cedeu em cima dos empregados.

A equipe conta com 14 pessoas, mas três delas estavam do lado de fora no momento da ocorrência. Das 11 vítimas, sete foram levadas para o hospital do município por ambulâncias do 8º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Quatro estão em estado grave, sendo que uma sofreu fratura exposta em uma das pernas.