Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Suspeito com mais de 500 arquivos de abuso infantil é alvo de operação em cidade baiana

Suspeito utilizava múltiplas contas e plataformas para esconder atividade criminosa

  • Foto do(a) author(a) Wendel de Novais
  • Wendel de Novais

Publicado em 7 de abril de 2026 às 11:38

PF faz operação contra exploração sexual infantojuvenil Crédito: Polícia Federal

Uma investigação sobre crimes de exploração sexual infantojuvenil na internet levou à identificação de um homem que mantinha mais de 500 arquivos contendo imagens e vídeos de abuso envolvendo crianças e adolescentes, no oeste da Bahia. O caso veio à tona após o compartilhamento de informações por organismos internacionais de monitoramento.

Os dados iniciais foram encaminhados pelo National Center for Missing & Exploited Children (NCMEC), que detectou movimentações suspeitas em contas digitais utilizadas para armazenar e disseminar o material ilegal. A partir disso, foi possível rastrear a atuação do investigado em diferentes plataformas online.

De acordo com as apurações, o suspeito operava diversos perfis e contas vinculadas a e-mails e a uma linha telefônica específica. Por meio dessas ferramentas, ele realizava o envio, armazenamento e compartilhamento dos arquivos, utilizando redes sociais, aplicativos de mensagens e serviços de armazenamento em nuvem como estratégia para dificultar a identificação.

Policial rodoviário federal e dois empresários são presos por esquema de pagamento de propina por Divulgação

Além do acervo encontrado, há indícios de que parte do conteúdo era disponibilizada a terceiros e até ofertada em aplicativos de mensagens, o que levanta a suspeita de participação em redes de distribuição desse tipo de material ilícito. A análise de dados telemáticos, como registros de acesso e endereços IP, permitiu identificar o ponto de origem das atividades. O local foi georreferenciado e confirmado como sendo um imóvel na zona rural do município de Angical, no oeste baiano.

Outro fator que chamou a atenção dos investigadores foi a presença de crianças no ambiente familiar próximo ao suspeito, o que aumentou a gravidade da situação e acelerou as medidas de intervenção. Com base nos elementos reunidos, a Justiça Federal autorizou o cumprimento de mandado de busca e apreensão no endereço, além da quebra do sigilo de dados telemáticos.

A decisão permitiu o acesso a dispositivos eletrônicos, contas digitais e outros registros que podem ajudar a aprofundar as investigações, identificar possíveis vítimas e verificar a existência de outros envolvidos. A ação foi realizada pela Polícia Federal, que deflagrou a Operação Nexus na manhã desta terça-feira (7).

Tags:

Polícia Federal Operação Suspeito