Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Veja receitas de especialistas para comidas típicas do São João

  • Foto do(a) author(a) Thais Borges
  • Thais Borges

Publicado em 22 de junho de 2015 às 08:47

 - Atualizado há 2 anos

Pamonha, bolo de fubá, bolo de carimã, canjica... Não dá para passar o São João sem essas delícias típicas. Por isso, o CORREIO separou três receitas para ajudar a deixar sua festa junina ainda melhor.

Bolo de carimã (puba) A pedido do CORREIO, a professora Adriana Kelle, do curso de Gastronomia da Unifacs, ensinou uma receita bem prática para quem quiser tentar fazer o bolo – tudo no liquidificador.

Bolo de fubá cremoso – receita cedida pela Campanha Doce Equilíbrio.(Foto: Campanha Doce Equilíbrio)Ingredientes:

2 xícaras (chá) de açúcar2 colheres (sopa) de farinha de trigo1 colher (sopa) de fermento em pó1 ½ xícara (chá) de fubá1 xícara (chá) de queijo tipo parmesão ralado2 colheres (sopa) de manteiga4 ovos4 xícaras (chá) de leite 

Modo de preparo:

Coloque no liquidificador os ovos, o açúcar, a manteiga e o queijo e bata por cerca de 5 minutos, ou até obter uma massa homogênea.Acrescente o fubá e a farinha de trigo e bata para misturar.Em seguida, adicione o fermento em pó e misture.Despeje a massa em uma forma untada.Leve para assar em forno preaquecido a 150º C por aproximadamente 30 minutos.

Dica: unte a forma com manteiga e polvilhe com fubá. Se preferir, após desenformar, polvilhe o bolo com a mistura de canela e açúcar.

[[saiba_mais]]

Maçã do amor – receita cedida pela Campanha Doce Equilíbrio.(Foto: Campanha Doce Equilíbrio)Ingredientes

12 maçãs3 xícaras (chá) de açúcar cristal1 xícara (chá) água1/2 xícara (chá) de glucose de milho1/2 xícara (chá) de corante alimentício vermelhoManteiga para untarPalitos de sorvete

Modo de preparo:

Lave bem e seque as maçãs.Retire o cabinho e espete um palito (ou dois para ficar mais firme). Reserve-as.Unte uma forma com manteiga.Misture os demais ingredientes em uma panela e leve ao fogo até ferver. Atenção: não mexa a calda com colher! Se precisar, mexa apenas a panela.Após ferver, por cerca de 5 minutos, teste a calda. Para saber se está no ponto, encha um recipiente com água fria e pingue um pouco de calda na água. Se fizer um barulho como o de vidro quebrando, está pronta.Desligue o fogo.Incline a panela e mergulhe as maçãs rapidamente na calda segurando-as pelo palito.Deixe escorrer o excesso na panela e coloque-as na forma untada para esfriar.Sirva em seguida. As maçãs têm um prazo de validade curto, o ideal é consumir em até 12 horas e não levar à geladeira.