Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

6 em cada 10 brasileiros nunca contrataram seguro de vida, revela pesquisa

Estudo aponta que 40% dos entrevistados nunca ouviram falar sobre o produto

  • Foto do(a) author(a) Larissa Almeida
  • Larissa Almeida

Publicado em 23 de junho de 2025 às 05:00

Imagem Edicase Brasil
Seguro de vida Crédito: fizkes | Shutterstock

Uma pesquisa realizada pela fintech meutudo com 6,5 mil brasileiros revelou que o seguro de vida ainda é pouco conhecido no país. Segundo o levantamento, 40% dos entrevistados nunca ouviram falar sobre o produto e 9% afirmaram já ter escutado algo, mas sem entender como ele funciona. O desconhecimento reflete na baixa adesão: 62% dos participantes nunca contrataram seguro de vida.

Apenas 31% possuem apólice ativa, enquanto 8% já contrataram o serviço, mas cancelaram. Questionados sobre os benefícios, mais de um terço dos entrevistados disseram não ver vantagens no produto.

A intenção de contratar o serviço também é baixa. Entre os entrevistados, 41% se mostraram indecisos, 33% não demonstraram interesse e apenas 17% disseram que pretendem contratar seguro de vida nos próximos 12 meses. Outros 9% condicionaram a decisão ao valor e às coberturas oferecidas.

Para Marco Feitoza, Head de Seguros da meutudo, os dados evidenciam entraves estruturais relacionados à educação financeira e à penetração do mercado segurador no Brasil. “Embora o seguro de vida seja um instrumento consolidado em mercados mais maduros, no Brasil ele ainda enfrenta barreiras culturais e informacionais. Acreditamos que a tecnologia pode ser uma aliada poderosa para mudar isso. Com um produto acessível e contratação digital, queremos desmistificar o seguro de vida e mostrar como ele pode proteger financeiramente milhares de famílias”, afirma.

Como resposta ao cenário, a fintech lançou, em parceria com a Icatu Seguros, um seguro de vida 100% digital. Os planos têm mensalidades a partir de R$ 6,23 e oferecem coberturas para morte natural ou acidental, invalidez por acidente, diárias por internação hospitalar e assistência funeral.

A iniciativa marca a entrada da meutudo no setor de seguros, com foco em trabalhadores autônomos, trabalhadores CLTe informais – segmentos tradicionalmente menos atendidos por seguradoras convencionais.