Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Anvisa proíbe venda de xarope e suplementos alimentares; veja quais

Agência reguladora determinou a apreensão e o recolhimento de produtos irregulares

  • Foto do(a) author(a) Maysa Polcri
  • Maysa Polcri

Publicado em 21 de julho de 2025 às 16:09

Sede da Anvisa
Sede da Anvisa Crédito: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu cinco produtos irregulares no país, entre eles um xarope e suplementos alimentares. A determinação foi publicada na edição da última sexta-feira (18) do Diário Oficial da União (DOU). 

Um dos produtos proibidos é o Xarope da Vovó/Xarope da Vovó Isabel. De acordo com a Anvisa, o fabricante é desconhecido, e o produto era anunciado e comercializado sem qualquer registro, o que pode trazer riscos à saúde. 

Além dele, a agência proibiu três produtos da empresa Gru Nutra Nutri Ltda.: Colágeno +vitamina C; L-Treonato de Magnésio e Espinheira Santa. Os itens não possuem registro, notificação ou cadastro, segundo a Anvisa. 

"A empresa Nutra Nutri não possui Autorização de Funcionamento na Agência para fabricação de medicamentos, que é um requisito obrigatório para qualquer laboratório farmacêutico", diz a agência. 

Foi determinado ainda o recolhimento de todos os lotes do alimento Curcumyn Long (extrato de cúrcula longa 95%), da empresa Akron Pharma Ltda. Em uma inspeção, foi verificado que o produto não atende às especificações referenciadas na legislação quanto à forma de obtenção. O item deve ser recolhido e teve a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso suspensos.

Xarope da Vovó foi suspenso pela Anvisa por Divulgação

Em nota, o Grupo Nutra Nutri disse que o nome e CNPJ da empresa estariam sendo usados "indevidamente em alguns produtos sem registro". O grupo afirmou que os advogados iniciaram uma ação para localizar quem estaria usando os dados da empresa e que entrou em contato com a Anvisa para explicar a situação.

A Akron Pharma afirma que a medida é de caráter cautelar e que "não há qualquer conclusão definitiva acerca da não conformidade ou sobre risco à saúde dos consumidores".