Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Após ser barrado em voo, cão de menina autista embarca para Portugal

Imbróglio já durava cerca de dois meses

  • Foto do(a) author(a) Tharsila Prates
  • Tharsila Prates

Publicado em 30 de maio de 2025 às 21:13

Cão Teddy embarca para Portugal
Cão Teddy embarca para Portugal Crédito: Reprodução/ TV Globo

Depois de dois meses de tentativas, o cão de suporte Teddy embarcou nesta sexta-feira (30) para Portugal em um voo da empresa TAP partindo do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, no Rio de Janeiro. O destino é Lisboa, onde Alice, uma menina autista de 12 anos, o aguarda.

O labrador viajou acompanhado pelo treinador Ricardo Cazorotte e pela irmã de Alice, Hayanne Porto. Ela agradeceu a ajuda que a família teve e disse que a luta foi para evitar que um direito fosse violado.

A companhia aérea alegou que o cachorro foi barrado por questões de segurança e que a ordem judicial conseguida pela família "violaria o Manual de Operações de Voo da TAP Air Portugal".

"Reforçamos que jamais poremos em risco a segurança dos nossos passageiros, nem mesmo por ordem judicial. [...] Foram dadas alternativas de transporte para o animal, que não foram aceitas pelo tutor", declarou a empresa, se referindo à opção de Teddy viajar no bagageiro do avião, o que não foi aceito.

Alice não se comunica pela fala e, segundo os familiares, conta com a ajuda de Teddy para evitar e superar crises. De acordo com o Jornal Nacional, o embarque foi acertado pelo Ministério de Portos e Aeroportos, pela família de Alice e pela TAP.