Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Barras de proteína ajudam no resultado dos treinos? Veja como consumir o produto

Especialista esclarece o papel do suplemento na rotina de atletas e pessoas que praticam exercícios físicos

  • Foto do(a) author(a) Perla Ribeiro
  • Perla Ribeiro

Publicado em 4 de julho de 2025 às 09:47

Barras proteicas podem ajudar no resultado dos treinos? Entenda como consumir o produto
Barras proteicas podem ajudar no resultado dos treinos? Entenda como consumir o produto Crédito: Shutterstock

No universo da nutrição esportiva, as barrinhas proteicas se consolidaram como uma opção prática e saborosa para complementar a ingestão de proteínas, nutriente essencial para a recuperação e construção muscular. Nutricionista parceiro da Integralmedica, Marcelo Carvalho esclarece a melhor forma de incorporar o consumo das barras proteicas no treino.

"As barrinhas proteicas são muito mais do que um lanche conveniente; elas são ferramentas nutricionais estratégicas quando utilizadas corretamente", afirma Marcelo Carvalho, que complementa, "elas oferecem uma dose adequada de proteína de alto valor biológico, que por sua vez vai ativar a sinalização de construção muscular e entregar os aminoácidos necessários para essa construção”.

De acordo com o especialista, os aminoácidos, presentes nessa proteína, funcionam como os tijolos de uma parede. Para quem treina, isso é fundamental para otimizar não só o crescimento muscular, mas apoiar também a recuperação pós exercício. “A versatilidade das barrinhas proteicas permite seu consumo em diferentes momentos do dia, de acordo com o objetivo”, reforça Carvalho. Para ajudar a escolher a melhor opção, seguem algumas dicas práticas para consumo do produto, compartilhadas pelo nutricionista:

  • Pós-treino
    Este é um momento bem interessante, pois após o exercício, o corpo necessita de nutrientes, em especial a proteína, para que ocorra o processo de reparo e remodelamento dessa musculatura. Uma barrinha proteica nesse período ajuda a iniciar rapidamente a recuperação muscular e a repor as energias.

  • Pré-treino
    Se não houver tempo para uma refeição antes do treino, a barra proteica pode ser uma opção, pois além da proteína, entrega energia por meio de carboidratos e lipídios presentes na sua composição.

  • Entre as refeições
    Como um lanche saudável, a barrinha proteica auxilia no controle do apetite e garante um aporte proteico constante ao longo do dia, o que é benéfico para a manutenção da massa muscular e para quem busca perda de peso. É uma excelente alternativa para evitar o consumo de alimentos pobres nutricionalmente e ricos em calorias vazios.

  • Substituição de refeição (em situações atípicas)
    Embora não seja indicada a substituição de refeições por consumo de suplementos, em situações pontuais, o consumo da barra proteica pode ser uma alternativa para se manter dentro da rotina alimentar.