Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Tharsila Prates
Publicado em 28 de abril de 2025 às 18:39
Um atraso de mais de 2 horas no voo AA950 da American Airlines, que partiu do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), rumo a Nova Iorque (EUA), causou expulsões, confusão e gritaria envolvendo brasileiros na última quinta-feira (24). Uma passageira teria aproveitado a saída de um dos pilotos do banheiro para questioná-lo sobre a demora em partir.>
Comissários intervieram, achando que a brasileira invadiria a cabine. Relatos dão conta de que ela foi empurrada e jogada no chão. Ao comissário que falava português, a mulher começou a xingar e disparou: "Você não tem vergonha? Eu te dou um chute no seu saco".>
Passageiros que estavam a bordo da classe executiva da aeronave gravaram a situação e relataram ao Aeroin, perfil com notícias sobre aviação na rede social X. O caso foi divulgado nesta segunda-feira (28).>
Mais passageiros entraram na discussão, e o perfil atualizou nesta tarde que a passageira que reclamou sobre o atraso foi expulsa do voo, assim como o marido dela, um dos passageiros que gritaram e que estava no assento 1D e também a esposa dele. A companhia aérea ainda não se posicionou.>
Não é a primeira vez que a American Airlines se vê envolvida em polêmicas. Um caso recente de grande repercussão foi relatado pela atriz e comediante brasileira Ingrid Guimarães. Ela contou que funcionários da empresa a coagiram a trocar de assento durante um embarque também em Nova Iorque, ameaçando impedi-la de viajar pela companhia novamente.>
“Eu já estava sentada e com o cinto afivelado quando um funcionário disse que eu teria que me mover para a classe econômica porque uma cadeira na executiva havia quebrado e alguém tomaria meu lugar”, explicou a atriz.>
Diante da recusa, a artista relatou ter sido pressionada por diferentes funcionários, que teriam ameaçado atrasar o voo caso ela não cedesse. “Eles começaram a me coagir, dizendo que eu nunca mais viajaria de American Airlines. Aos poucos, três pessoas apareceram me ameaçando, dizendo que o voo não sairia e que todos teriam que descer por minha causa”, descreveu.>
Após a repercussão, a empresa pediu desculpas à atriz: "A American Airlines se esforça para proporcionar uma experiência positiva a todos os viajantes e pedimos desculpas pela experiência recente do nosso cliente", dizia a nota. >
A companhia disse ainda que um funcionário conversou com Ingrid. "Um membro da nossa equipe conversou com a cliente para se desculpar pessoalmente e tratar de suas preocupações. Além disso, continuamos investigando o caso para entender os detalhes do ocorrido", finalizou. >