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Elaine Sanoli
Agência Brasil
Publicado em 21 de novembro de 2025 às 18:33
A partir desta sexta-feira (21), os contribuintes que caíram na malha fina e resolveram suas pendências com a Receita Federal já podem verificar se e quando receberão restituição. Ao menos 249 mil foram afetadas e podem realizar a consulta ao lote da malha fina de fevereiro, que também contempla restituições residuais de anos anteriores desde às 10h.>
Em todo o país, serão pagos cerca de R$ 494,09 milhões a 214.310 contribuintes. Os primeiros a receber serão os pertencentes à grupos prioritários, entre os quais estão 138.164 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram simultaneamente por receber a restituição via Pix.>
Contribuintes de 60 a 79 anos; contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério; contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave; e contribuintes acima de 80 anos também têm prioridade.
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Para checar a informações da restituição, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet, clicar em 'Meu Imposto de Renda' e, em seguida, no botão Consultar a Restituição. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.>
O pagamento será feito em 28 de novembro na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. >
Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.>
Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.>
Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).>
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessando o menu Declarações e Demonstrativos, clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no campo Solicitar Restituição Não Resgatada na Rede Bancária.>