Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Dicionário Michaelis altera definição de casamento após petição online

Casal pediu alteração no dicionário Michaelis. Mudança foi feita após mais de 3 mil pessoas assinarem a petição

  • D
  • Da Redação

Publicado em 2 de julho de 2015 às 11:57

 - Atualizado há 2 anos

O tradicional dicionário Michaelis mudou a definição de 'casamento' na versão em português após um casal criar uma petição pedindo a mudança. Eduardo Santarelo e o companheiro, Maurício, criaram a petição no site Change.com, após estarem casado há três anos.Petição online foi atendida por editora que publica dicionário; versão na internet já está atualizada(Foto: Change.org)Eles pediram a alteração da definição de casamento de "união legítima entre homem e mulher" para "ato solene de união entre duas pessoas". O pedido foi aceito após mais de 3 mil pessoas assinarem a petição do casal. A mudança já aconteceu na versão digital do dicionário.

"Para as versões em papel, conforme sejam feitas as reimpressões e novas edições, o verbete será corrigido", disse o diretor da Editora Melhoramentos, responsável pelo Michaelis, em entrevista ao G1. Com a mudança, o novo verbete não traz referência as palavras homem e mulher, e sim pessoas.

"Ato solene de união entre duas pessoas; casório, matrimônio. 2 Cerimônia que celebra vínculo conjugal; matrimônio. 3 União de um casal, legitimada pela autoridade eclesiástica e/ou civil; matrimônio", informa o Michaelis após a alteração. 

No pedido, o casal relatou que acreditava que a união deles de três anos não pudesse ser representada nos dicionários. "Inaceitável que, até hoje, eu, meu companheiro e muitos outros casais ainda não sejam representados em um dos mais respeitados e influentes dicionários da Língua Portuguesa", diz o texto da petição online.

Os cartórios brasileiros, desde 2013, são obrigados a celebrar casamentos entre as pessoas do mesmo sexo, e não podem se recusar a tornar uniões homoafetivas estáveis em casamentos, com os mesmos direitos da união entre casais heterossexuais.  

Outros dicionários no Brasil já tinham alterado a definição do casamento para torná-la mais inclusiva. O Aurélio diz que o casamento é o  “contrato de união ou vínculo entre duas pessoas que institui deveres conjugais”, enquanto o Houaiss diz que o casamento é o  "ato ou efeito de casar(-se)", "o ritual que confere o status de casado". 

[[saiba_mais]]