Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Lula coloca panos quentes em crise com Rui Costa

Presidente falou sobre ministro da Casa Civil após polêmica envolvendo a primeira-dama

  • Foto do(a) author(a) Monique Lobo
  • Monique Lobo

Publicado em 20 de maio de 2025 às 17:12

Presidente Lula
Presidente Lula Crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Após ser acusado de vazar para a imprensa o comentário da primeira-dama Janja da Silva ao presidente chinês Xi Jinping, Rui Costa recebeu um aceno do presidente Lula. Nesta terça-feira (20), durante um discurso feito a prefeitos, em Brasília, Lula falou sobre o ministro da Casa Civil.

"O Rui é tratado como se fosse um cara que não deixasse as coisas acontecerem quando, na verdade, todos vocês, prefeitos, devem ter um secretário que tem o mesmo papel que o chefe da Casa Civil", disse.

E acrescentou: "[O papel de Rui] é fazer com que as coisas funcionem corretamente e que todos os secretários se dirijam a ele para que as coisas possam andar".

Entenda a polêmica

O imbróglio começou com a notícia de que a primeira-dama pediu a palavra, durante encontro da comitiva brasileira com o chefe de estado chinês, para falar sobre a rede social chinesa TikTok e como os algoritmos dela favoreceriam a direita. Interlocutores afirmaram que, além de ter ficado irritado com a publicação na imprensa, Lula cobrou os ministros que participaram do encontro.

O nome de Rui Costa logo surgiu como sendo responsável pelo vazamento. Ainda de acordo com interlocutores, ele já era suspeito de ter vazado para a mídia outros episódios envolvendo Janja e até “tretas” internas no Palácio do Planalto.

Rui negou com veemência e teria ficado "indignado". Ele chegou até cogitar fazer um pronunciamento sobre o caso, segundo apuração de Igor Gadelha, colunista do Metrópoles, mas desistiu da ideia. Ele acredita ser alvo de "fogo amigo" de colegas do próprio governo.