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Esther Morais
Publicado em 3 de julho de 2025 às 13:24
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) cancelou as multas por radares defeituosos na rodovia BR-040 (GO/DF), emitidos entre fevereiro e junho deste ano. >
Segundo o DNIT, todas as multas já foram cancelados de forma automática, o que dispensa qualquer apresentação de solicitação por parte dos cidadãos e nenhuma penalidade ou cobrança permanecerá ativa.>
A decisão está fundamentada em laudos técnicos de reprovação nas verificações metrológicas realizadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), que comprovaram inconsistência na medição de velocidade dos dispositivos utilizados. >
Com a constatação, o DNIT adotou novas medidas, como a suspensão da operação dos equipamentos reprovados e início dos trâmites para anulação dos autos emitidos durante o período em que os dispositivos estiveram ativos.>
Sendo assim, não é necessário requerer restituição ou apresentar recurso nos casos em que não houve pagamento da multa, uma vez que nenhuma cobrança será efetivada. Nos casos em que o pagamento já tenha sido realizado, o cidadão poderá solicitar a restituição dos valores pagos por meio do Portal de Multas.>
1. Acesse o Portal de Multas do DNIT pelo link (clique aqui):>
2. Em "Consulta de Multas" > "Veículo".>
3. Faça login com a conta gov.br e preencha os campos de placa e RENAVAM.>
4. Na coluna "Situação", o status aparecerá como "CANCELADO", caso o auto já esteja cancelado.>
Para solicitar a restituição:>
O pedido deve ser feito pelo próprio Portal de Multas do DNIT, no link:>
Siga o passo a passo indicado no site.>
Documentação necessária:>
• Requerimento de Restituição, datado e assinado (assinatura igual à do documento de identificação);>
• Cópia legível do(s) comprovante(s) de pagamento;>
• Cópia do documento de identificação pessoal do requerente;>
• Se representado por terceiros, cópia do documento de identificação do representante legal;>
• Pessoa jurídica deve incluir ato constitutivo da empresa;>
• Procuração, quando necessária, conforme especificações no Portal;>
• Caso o depósito seja em conta de terceiro, apresentar autorização expressa do requerente e documento do titular da conta com CPF.>
Acompanhamento da restituição:>
O acompanhamento do pedido deve ser feito pelo Portal de Multas do DNIT ou pelos canais de atendimento:>
• Telefone: (61) 3315-4000, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h>
• E-mail: [email protected]>
A responsabilidade pela operação e manutenção dos equipamentos de fiscalização eletrônica é da empresa contratada pelo DNIT, conforme preconizado no Termo de Referência. Cabe a essa empresa a articulação direta com o Inmetro para o agendamento das verificações metrológicas obrigatórias.>