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Da Redação
Publicado em 12 de novembro de 2021 às 06:00
- Atualizado há 2 anos
O arquipélago de Fernando de Noronha é formado por 21 ilhas, ilhotas e rochedos. No total são 26 km², dos quais 17 km² são da principal ilha. É nela que circulam atualmente 1.000 veículos, entre caminhões, carros e ônibus. Essa frota trafega por ruas, trilhas e pela menor BR do Nordeste, a 363, que tem apenas 8 quilômetros.>
Nesse paraíso, que ocupa uma área 40 vezes menor que a de Salvador, o preço da gasolina se aproxima de R$ 10. Mas rodei lá com um Renault por alguns dias e não gastei nada. O abastecimento do elétrico Zoe foi feito por meio de uma estação de recarga, que capta a energia solar e a transforma em eletricidade. Dê play e confira a avaliação do Renault Zoe Essa é a situação ideal para trafegar em Noronha, onde 85% da energia que abastece a infraestrutura é gerada por uma termoelétrica - a Usina Tubarão. Mas há um projeto em andamento, o Carbono Zero, que promete mudar essa realidade. Atualmente, trafegam na ilha 40 veículos elétricos, número que deve chegar a 100 no final do ano, 200 no ano que vem e 1.000 até o final da década.>
A partir de agosto do próximo ano, será proibida a entrada de novos carros a combustão. Para ajudar quem quer trocar de carro, incentivos: isenção do Ipva e do frete - que custa em torno de R$ 10 mil, R$ 5 mil para a chegada do novo e o restante para enviar o antigo para o continente. Além disso, estão sendo negociadas linhas de financiamento específicas para moradores de Noronha.>
Carro elétrico Nessa segunda geração, o Zoe foi otimizado e é uma ótima opção para o trânsito urbano. Na realidade de quem mora em Salvador, permite viagens de ida e volta para o Litoral Norte ou Feira de Santana, por exemplo. Ou até mesmo uma ida para Aracaju, em Sergipe. Inclusive há um bom espaço no porta-malas, que acomoda 338 litros.>
O hatchback, que tem o mesmo porte do Sandero, tem autonomia para rodar até 385 quilômetros, mas vai depender de como o motorista dosa o pé no acelerador e faz um bom aproveitamento da regeneração de energia.>
O propulsor elétrico entrega 135 cv de potência e 25 kgfm de torque. Como não é preciso subir os giros para alcançar o toque máximo, a força aparece na mesma proporção em que o condutor aperta o pedal da direita. Essa agilidade é bem-vinda no trânsito urbano, onde o carro precisa de 3,7 segundos para acelerar de 0 a 50 km/h.>
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Para quem tem pressa, o Zoe agora suporta recargas em corrente contínua de até 50 kW, capaz de devolver cerca de 150 km de autonomia em 30 minutos plugado.>
Em situações urbanas, esse Renault tem boas tecnologias de auxílio à condução, como alerta de ponto cego e sensor de estacionamento dianteiro. O Zoe também possui uma câmera no para-brisa que possibilita acender ou apagar o farol alto automaticamente, de acordo com a luminosidade e o fluxo oposto da via.>
A Renault oferece o Zoe em duas versões no mercado brasileiro, a Zen, que custa R$ 204.990, e a Intense - configuração que foi avaliada -, tabelada em R$ 229.990. Na França, por exemplo, o Zoe custa a partir de 32.500 euros, o equivalente a R$ 201 mil.>
*O JORNALISTA VIAJOU A CONVITE DA RENAULT>