Enfim, Fiat lança picape média no Brasil. Veja os preços da Titano

Utilitário tem três versões e estreia na categoria que é dominada pela Toyota Hilux

  • Foto do(a) author(a) Antônio Meira Jr.
  • Antônio Meira Jr.

Publicado em 17 de março de 2024 às 11:00

Oriunda de um projeto com a chinesa Changan, a Fiat Titano é montada pela Nordex no Uruguai
Oriunda de um projeto com a chinesa Changan, a Fiat Titano é montada pela Nordex no Uruguai Crédito: Divulgação

Graças ao bom desempenho de vendas da Toro, e sobretudo da Strada, a Fiat conquistou 43% do mercado de picapes ano passado. No entanto, a empresa ainda não competia em um dos subsegmentos mais rentáveis entre os utilitários com caçamba, o das médias - que é liderado pela Toyota, com a Hilux.

Finalmente, o fabricante italiano tem um produto na categoria com a estreia da Titano, que chega às 520 concessionárias da Fiat em três versões: Endurance (R$ 219.990), Volcano (R$ 239.990) e Ranch (R$ 259.990). Todas possuem tração traseira, com opção de 4x4, e utilizam o mesmo motor 2.2 litros turbodiesel. São 180 cv de potência aos 3.750 rpm e 40,8 kgfm de torque aos 2 mil giros. A transmissão é sempre de seis velocidades, manual na Endurance e automática nas demais versões.

O utilitário será comercializado apenas com cabine dupla, sempre com seis airbags
O utilitário será comercializado apenas com cabine dupla, sempre com seis airbags Crédito: Divulgação

Montada no Uruguai, a Titano tem cinco anos de garantia, como já acontece com Ford Ranger, Mitsubishi L200 e Toyota Hilux. A Nissan Frontier conta com seis anos de cobertura, a Chevrolet S10 e a Volkswagen Amarok, com apenas 36 meses.

São três versões, sempre com capacidade para 1.020 kg
São três versões, sempre com capacidade para 1.020 kg Crédito: Divulgação

RS6 ESTÁ DE VOLTA AO BRASIL

A Audi, que está completando 30 anos de operação no país, confirmou o retorno da RS6 Avant. A station wagon esportiva é equipada com um motor V8 de 4 litros com dois turbos, que ficaram maiores e receberam aumento na pressão máxima. Dessa forma, a potência passou de 600 cv para 630 cv e o torque, de 81,5 kgfm para 86,6 kgfm.

Esse conjunto permite ao superesportivo acelerar de 0 a 100 km/h em somente 3,4 segundos - 0,2s mais rápido do que o modelo anterior. Já o 0 a 200 km/h é feito em 11,7 segundos. A velocidade máxima é de 280 km/h. Além disso, há um novo sistema de exaustão para intensificar a experiência sonora. É um veículo para poucos, custa a partir de R$ 1.213.990.

Com 630 cv de potência, o esportivo chega aos 280 km/h
Com 630 cv de potência, o esportivo chega aos 280 km/h Crédito: Divulgação

VOLVO RENOMEIA SEUS VEÍCULOS

A Volvo Cars, que planejar ser um fabricante de veículos 100% elétricos até 2030, está simplificando e padronizando os nomes de seus modelos elétricos. Dessa forma, o XC40 Recharge e o C40 Recharge passam a se chamar EX40 e EC40, respectivamente, para a linha 2025. A nova nomenclatura segue a padronização de outros modelos elétricos: o EX30, programado para estrear em maio, e o EX90, previsto para o final do ano.

De acordo com a empresa sueca, ano passado, os carros totalmente elétricos representaram 16% do volume de vendas global, um crescimento de mais de 70% comparado com 2022. No Brasil, 50% de vendas foram de veículos elétricos e o país se tornou a primeira filial a atingir essa marca. A atualização também inclui a remoção do emblema Recharge de modelos híbridos plug-in, que agora são indicados pelo sufixo T6 ou T8, indicando diferentes níveis de potência.

Na linha 2025, os veículos da Volvo terão as nomenclaturas ajustadas
Na linha 2025, os veículos da Volvo terão as nomenclaturas ajustadas Crédito: Divulgação

GWM APOSTA EM CRESCIMENTO

A GWM Brasil prevê comercializar 31 mil veículos no mercado nacional neste ano. Se conseguir atingir a meta, será um volume 170% superior às vendas do ano passado (a partir de maio), que foram de 11.479 unidades. Para acompanhar este aumento, o número de concessionárias também irá crescer, passando dos 70 pontos em 2023 – entre concessionárias plenas e lojas em shoppings – para mais de 120, o que representa um aumento da rede autorizada de 70% em um ano.

“E dentro desse plano de crescimento, é importante investir não só nos mercados mais consolidados em veículos eletrificados, mas em todo território brasileiro, especialmente no Nordeste, que tem um potencial incrível, pois é uma região reconhecida pela geração crescente de energia limpa, como solar e eólica”, diz Ricardo Bastos, diretor de assuntos institucionais.

A GWM atual com dois modelos no país um SUV e um hatch
A GWM atua com dois modelos no país, um SUV e um hatch Crédito: Divulgação

NECESSIDADE DE AMPLIAÇÃO

No entanto, a GWM não revelou quais serão as próximas cidades na Bahia que vão contar com concessionárias da marca. Atualmente, existem representações apenas em Salvador e Feira de Santana. Como deverá comercializar uma picape média da linha Poer, a empresa terá que ampliar sua cobertura no interior do estado, principalmente para assistência técnica.

PNEUS PARA ELÉTRICOS

Muitos clientes de BYD reclamaram a falta de pneus para o Dolphin, modelo elétrico do fabricante chinês. E isso não acontece por conta das medidas, e sim pela concepção do equipamento. Carros elétricos, de qualquer marca, aceleram mais rápido e são mais pesados, por isso a necessidade de pneus especiais.