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SUV de sete lugares: Volkswagen Tiguan retornar ao Brasil

Importado do México, veículo disputa com Caoa Chery Tiggo 8 e Jeep Commander

  • Foto do(a) author(a) Antônio Meira Jr.
  • Antônio Meira Jr.

Publicado em 17 de dezembro de 2023 às 12:00

O Tiguan Allspace está de volta ao país em versão única, mas perde potência e tração integral
O Tiguan Allspace está de volta ao país em versão única, mas perde potência e tração integral Crédito: Divulgação

Depois de dois anos, o Volkswagen Tiguan Allspace está de volta ao mercado brasileiro e a boa novidade é que ele não é apenas um SUV, é um SUV para sete pessoas. Importado do México, chega em versão única, a R-Line, por R$ 278.990 e concorre com Caoa Chery Tiggo 8 e Jeep Commander. Pelo posicionamento, o modelo da VW rivaliza com as versões Pro Plug-in Hybrid (R$ 239.990) do Tiggo 8 e com a Overland T270 (R$ 281.690) do Jeep. Levemente atualizado, o Tiguan perdeu a tração integral e potência por causa da adequação do propulsor às novas leis de emissões. Dessa forma, o motor 2 litros turbo a gasolina que rendia 220 cv, agora entrega 186 cv. O torque também caiu e passou para 30 kgfm, assim como nos Estados Unidos, que também é abastecido pela fábrica mexicana. O veículo agora opera exclusivamente com uma transmissão automática de 8 marchas tradicional com conversor de torque, deixando de usar a caixa automatizada de dupla embreagem com sete velocidades.

Com sete lugares, o bagageiro ainda leva 216 litros
Com sete lugares, o bagageiro ainda leva 216 litros Crédito: Divulgação

Com essas alterações, o consumo melhorou: passou de 8,3 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada para, respectivamente, 9 km/l e 11,3 km/l. Em compensação, a aceleração de 0 a 100 km/h, que era de 6,8 segundos, agora é de 9,2 segundos. Mecânica à parte, o veículo é bem construído e tem bons equipamentos, como controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, alerta de ponto cego, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e park assist. O único opcional é o teto solar, que custa R$ 10 mil.

Levemente atualizada, a cabine é muito bem equipadalks
Levemente atualizada, a cabine é muito bem equipadalks Crédito: Divulgação

PULSE: SÓ DUAS ESTRELAS

A versão básica do Fiat Pulse recebeu duas estrelas, de um total de cinco, em teste de colisão conduzido pelo Latin NCAP. De acordo com o programa de avaliação, a limitada proteção lateral para a cabeça oferecida aos ocupantes, a baixa pontuação para a proteção dos ocupantes infantis e a falta dos lembretes de cinto de segurança traseiro, bem como a disponibilidade limitada do ADAS, entre outros aspectos, impedem que o veículo obtenha melhores classificações em relação à segurança.

Produzido em Minas Gerais, o Fiat Pulse não foi bem em avaliação de segurança
Produzido em Minas Gerais, o Fiat Pulse não foi bem em avaliação de segurança Crédito: Divulgação

NECESSIDADE DE MELHORIAS

Recentemente, outro veículo da Stellantis, o Citroën C3, recebeu nota zero em segurança. Desde então, a entidade tem sido enfática com a empresa, e Stephan Brodziak, presidente do conselho de administração do Latin NCAP, declarou: “Dada a orientação de carro familiar que o Fiat Pulse está tentando alcançar, queremos que esse modelo melhore drasticamente a proteção de pedestres, a proteção lateral da cabeça e o equipamento padrão de Frenagem Autônoma de Emergência”. Brodziak completou com uma declaração dramática: “Todas as famílias e usuários das estradas merecem melhor proteção nas ruas da América Latina e sabemos que o Stellantis pode oferecer isso”.

BRAVO CHEGA A BARREIRAS

A Bravo, representante da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), abriu uma nova concessionária na Bahia, a sétima no estado. A nova unidade fica em Barreiras e tem foco no agronegócio, o espaço irá ofertar todo o portfólio da empresa, terá serviços de manutenção e conta com amplo estoque de peças. Além dessa nova loja no oeste baiano, a Bravo tem unidades em Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Salvador, Santo Antônio de Jesus e Teixeira de Freitas. A empresa do Grupo LM também atua em Muriaé e Ubá, Minas Gerais.

ELÉTRICO PARA EXPORTAÇÃO

Criado e desenvolvido no Brasil, e-Delivery passou a ser comercializado no Uruguai, seu sétimo mercado na América Latina. No país vizinho, os clientes já podem optar por versões de 11 ou 14 toneladas do caminhão elétrico da VWCO. “O objetivo é fortalecer cada vez mais nossa estratégia de internacionalização da marca, ao mesmo tempo em que avançamos em nossas metas de descarbonização”, explica Leonardo Soloaga, diretor de vendas internacionais da VWCO.